IEFP registou mais de 13 mil ofertas de emprego para refugiados ucranianos

IEFP registou mais de 13 mil ofertas de emprego para refugiados ucranianos

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou, na passada segunda-feira, 13 663 ofertas de emprego para refugiados ucranianos, nas áreas de turismo, construção civil, indústria, transportes, saúde, ação social, tecnologias de informação e comércio.

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, foram assinaladas mais de 13 mil ofertas de emprego, na plataforma do IEFP. O maior número de vagas pertence aos setores do turismo, da construção e da indústria. Existe oferta de emprego em diversas áreas, sendo o mais preciso empregados de balcão e de mesa, programadores de software, pedreiros, serralheiros, motoristas e trabalhadores da agricultura. A plataforma do IEFP destina-se, sobretudo, para ucranianos que tenham vindo para Portugal.

O IEFP pretende criar cursos de português, com o objetivo de ajudar a integração dos indivíduos da Ucrânia nas empresas. Algumas organizações oferecem também apoio para os cidadãos se sentirem integrados nelas.

De acordo com o jornal Público, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) reforçou que “o turismo debate-se com falta de mão-de-obra e o que fizemos foi contactar os nossos associados para colocarem as ofertas de emprego na plataforma” e que os cidadãos ucranianos têm “grande facilidade em aprender português”.

Segundo a RTP, na passada segunda-feira, chegaram mais 87 refugiados ucranianos a Portugal.

Marta Afonso