VII Jornadas de Engenharia Mecânica decorrem na Escola de Ciências Tecnológicas

VII Jornadas de Engenharia Mecânica decorrem na Escola de Ciências Tecnológicas

            Começaram, no passado dia 7 de março, as VII Jornadas de Engenharia Mecânica, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na sessão de abertura, o Professor Doutor Hugo Alexandre Silva realçou a evolução positiva das jornadas, comprovada pela maior adesão e pelo maior número de atividades. Para este, as Jornadas de Engenharia Mecânica destacam-se como sendo “um complemento ao ensino, permitindo uma ligação direta entre as empresas e os alunos”. Opinião semelhante foi partilhada por Filipe Jorge, Presidente do Núcleo de Estudantes, que realçou a importância do evento na formação dos estudantes, tanto a nível académico como pessoal, tendo sido criados mais workshops para aumentar o dinamismo das atividades.

       Já a presidente da Associação Académica da UTAD, Maria Ferreira, realçou, mais uma vez, a importância das jornadas como um espaço de formação, onde os alunos aprendem para além das salas de aula, destacando também a colaboração das mesmas para o contacto dos estudantes com as empresas, o que facilita a integração dos mesmos no futuro mercado de trabalho.

            Na opinião do Professor Doutor Fábio André Magalhães Pereira, Representante da Direção de Curso, o regresso das aulas presenciais “foi importante para comunicarmos entre todos e partilharmos experiências e ideias”, e a organização destas jornadas permite projetar um futuro pessoal e profissional, criando melhores bases para o tecido industrial.

            Por sua vez, o Professor Doutor Vítor Filipe revela que este evento demonstra a dinâmica do curso, uma vez que detém de um programa vasto e variado, que vai ao encontro dos interesses dos alunos, “criando uma simbiose entre a Universidade e as empresas, permitindo a criação de novos projetos e o desenvolvimento da região e do país”

            Para Alexandre Favaios, Vereador da Câmara Municipal de Vila Real, a UTAD assume-se como uma instituição dinâmica que espelha o trabalho dos alunos assim como dos docentes, tornando-a uma referência a nível nacional. Nestes eventos, a interação que os alunos têm com as empresas aumenta a experiência a níveis superiores àqueles adquiridos aquando da conclusão dos estudos.

            Por último, a Ordem dos Engenheiros também marcou presença, como tem sido hábito, através da participação do engenheiro Rui Furtuna, facto que demonstra que há uma preocupação dos núcleos, dos estudantes e dos próprios docentes em ter a sua presença em eventos como estes.

            Após o término da sessão de abertura, deu-se início a uma palestra informativa por parte da empresa Carvalho & Mota, uma companhia certificada para o fabrico e montagem de janelas eficientes, fundada em 1982, no concelho de Sabrosa. Esta palestra foi apresentada por João Cabral, ex-aluno do curso que já tinha organizado a 5ª edição das mesmas jornadas enquanto estudante da academia. De seguida, decorreu uma palestra no exterior com a presença de uma aeronave.

O segundo dia começou com uma palestra do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) por Domingos Moreira, que apresentou os setores de atividade, os principais parceiros e clientes, bem como os principais projetos que desenvolvem. De seguida, foi a vez do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) apresentar as suas principais formações no âmbito da orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Setor Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico.

A manhã terminou com as palestras de Carolina Santos, sobre o funcionamento da Leica, e Fabiano, que se debruçou sobre o processo ligado à mecânica da construção das máquinas, objetivas, entre outros produtos.

Da parte da tarde, decorreram duas atividades de team-building, um quiz na plataforma kahoot sobre a matéria lecionada e questões de cultura geral sobre desportos motorizados e, em paralelo a desmontagem de um pneu de um carro por equipas.

As VII Jornadas de Engenharia Mecânica decorrem até dia 10 de março no Pólo II da Escola de Ciências Tecnológicas.

Carlos Cardoso, Beatriz Dias e André Soares

Imagem: Carlos Cardoso