AUTOvoucher aumenta para 20 euros por mês até fim de março

AUTOvoucher aumenta para 20 euros por mês até fim de março

Com o aumento do preço dos combustíveis, o ministro das Finanças anunciou, na passada sexta feira, medidas extraordinárias para responder a esse aumento. Uma das medidas enunciadas por João Leão é o bónus de 20 euros no AUTOvoucher até ao fim de março.

O AUTOvoucher foi lançado no início de novembro do ano passado e consiste na atribuição de um reembolso até então de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores registados na plataforma IVAucher, sendo o valor equivalente a cinco euros mensais. Este valor foi agora atualizado para 20 euros por mês.

Para além desta medida, outras foram enunciadas para atenuar o impacto da subida dos combustíveis. O Governo avançou que a devolução do imposto sobre produtos petrolíferos será prolongada até 30 de junho de 2022 e suspendeu o aumento da taxa de carbono.

Já para os táxis e autocarros, o mecanismo de mitificação do aumento dos combustíveis também se vai prolongar por mais três meses. Ao abrigo desta medida, os profissionais e as empresas recebiam uma compensação de 10 cêntimos por litro, um valor que agora vai subir para 30 cêntimos por litros.

Devido ao conflito na Ucrânia, os combustíveis vão voltar a aumentar na próxima segunda feira. O gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos e a gasolina deverá encarecer oito cêntimos.

João Leão garante que a Comissão Europeia vai avançar com várias medidas que pretendem mitigar o aumento dos preços no setor energético.

Letícia Ribeiro