Investigador da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro representou a Cátedra José Saramago em Tondela,

Investigador da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro representou a Cátedra José Saramago em Tondela,

Na passada quinta-feira, dia 3 de março, o professor Carlos Nogueira, representou, em Tondela, a Cátedra José Saramago, com o objetivo de falar acerca da dimensão universal do romance “Memorial do Convento”. A convite da Rede de Bibliotecas de Tondela, o investigador da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro (UTAD) deverá estimular os estudantes a (re)descobrir esta fantástica obra de Saramago, no qual obteve sua primeira edição em 1982.

Carlos Nogueira também será o responsável pela apresentação do livro “De Memórias Nos Fazemos”, que ocorrerá no dia 8 de março, pelas 11h30 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estará presente também, Violante Saramago Matos, filha do Nobel da literatura, José Saramago. Neste novo livro, é evidenciado a evocação do passado em que pai e filha dialogavam através da escrita.

No ano em que é comemorado o Centenário de José Saramago, a Universidade de Trás- os- Montes e Alto Douro (UTAD) criou a Cátedra José Saramago, sendo a primeira do país que tem como patrono o único Prémio Nobel da Literatura de Língua Portuguesa. As iniciativas citadas acima, em parceria com a Livraria Lello, fazem parte da programação prevista para o mês de março.

Cássia Teixeira

Imagem: Direitos reservados