UTAD apresenta uma formação extra aos alunos: Eco-skills – Programa de desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade (2022)

UTAD apresenta uma formação extra aos alunos: Eco-skills – Programa de desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade (2022)

Inserindo-se a UTAD num Eco-Campus diferenciador de todas as outras universidades do país, a principal preocupação levada a cabo com este projeto, Eco-skills, é o aproveitamento deste espaço de modo a proporcionar uma aprendizagem direta aos estudantes.

Concebido pela Provedora do Estudante da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Isilda Teixeira Rodrigues, e em parceria com a AAUTAD, este Programa de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade pretende dar um contributo aos estudantes, de modo que estes desenvolvam um conjunto de competências, que lhes permitam tomar decisões para um futuro sustentável, sendo que um dos grandes compromissos deste projeto é também a consecução dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Face à enorme competitividade do mercado de trabalho e à consequente valorização das competências técnicas (Hard-skills), das competências pessoais (Soft-skills) e cada vez mais, das competências para a sustentabilidade (Eco-skills), torna-se uma mais-valia possuir este tipo de conhecimentos centrados no futuro e no progresso ambiental.

Como forma de apelo, a Dra. Isilda Teixeira Rodrigues acrescenta também a importância do “laboratório vivo” que é este Eco-Campus e, para lá da formação académica extra que este projeto concebe, crê que esta iniciativa poderá intervir no sentido de “formar cidadãos mais responsáveis”.

O programa Eco-skills I comporta seis sessões teórico práticas e envolve as temáticas: i) Metodologia de projeto, ii) Eco-Campus, iii) Alimentação sustentável, iv) Gestão da água, v) Gestão dos resíduos no contexto da economia circular e descarbonização da economia e vi) territórios e desenvolvimento sustentável.

A provedora adianta também que as seis sessões serão realizadas no auditório da associação académica da UTAD e a última sessão será dedicada à apresentação dos projetos finais de grupo.

A organização garante que esta iniciativa terá continuidade ao longo de três anos, assegurando que os estudantes tenham a possibilidade de participar em cada ano da sua licenciatura. No final de cada programa será emitido um certificado, em formato digital, de frequência e de ECTS, como complemento à formação curricular.

Neste momento, são já mais de 50 inscritos.

Inês Monteiro

Imagem: ECO SKILLS