UTAD terá a primeira cátedra em Portugal dedicada a José Saramago

UTAD terá a primeira cátedra em Portugal dedicada a José Saramago

Ontem, pelas 12h30, realizou-se no edifício da Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a assinatura do convénio de constituição da Cátedra Saramago, que será a primeira do escritor distinguido com o Nobel da Literatura em Portugal.

O reitor da UTAD, Emídio Gomes, a Presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio e a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto assinaram os estatutos e o respetivo convénio de constituição da Cátedra José Saramago.

Esta cátedra representará um dos marcos das celebrações do centenário do escritor, que se iniciam em novembro. Foi criada com o intuito de homenagear, valorizar a língua portuguesa e eternizar o escritor.

A primeira Cátedra é justificada pela forte ligação de José Saramago à região de Trás-os-Montes e Alto Douro. No livro “Viagem a Portugal”, o escritor começa em Miranda do Douro e alonga-se a todo o Nordeste Transmontano.

Esta iniciativa centrada no domínio das ciências humanas e sociais e de natureza multidisciplinar proporcionará outras atividades em vários locais do país, nomeadamente na região transmontana e duriense.

Inês Monteiro

Imagem: Carolina Valente