IV jornadas do meio ambiente e da sustentabilidade urbana

IV jornadas do meio ambiente e da sustentabilidade urbana

Decorreu esta quarta-feira, pelas 10h, a IV edição das jornadas do meio ambiente e da sustentabilidade urbana. A sessão tomou lugar no auditório do edifício Fernando Real, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, resultante de uma parceria entre a AECT, a CCDR Norte, a ANEFA, a AGAEXAR, a Junta da Galiza e a UTAD.

A abertura do evento contou com a presença de convidados como Ricardo Jorge Bento, Pró- Reitor para o Planeamento, Território e Património da UTAD e Nuno Almeida, diretor da AECT da Euroregião Galiza- Norte de Portugal. Compareceu também Enrique Salvador, diretor do Instituto de estudos do território da Junta da Galiza e José Cangueiro, Chefe da divisão de Ordenamento e Gestão do Território da CCDR- Norte.

No decorrer da sessão, a Engenheira Técnica Agrícola na Brigantium Gestión SL, Mónica Maceiras Rioboó, apresentou o tema “Os bosques urbanos como epicentros de saúde”, antecedendo a arquiteta paisagística e docente da academia transmontana, Laura Roldão Costa, que expôs a questão do corredor do Rio Leça.

Para encerrar a edição da jornada “infraestruturas verdes” foi realizada uma apresentação virtual do jardim botânico da UTAD. Foram cumpridas todas as normas impostas pela DGS, desde o distanciamento social, à utilização de máscara e desinfeção do espaço. No ano passado o evento não se realizou devido à situação pandémica e a próxima edição ainda não tem data marcada.

Sara Fardilhas

Imagem: Carolina Fernandes