Marcelo Rebelo de Sousa na entrega de Prémios D. Diniz em Vila Real

Marcelo Rebelo de Sousa na entrega de Prémios D. Diniz em Vila Real

A Fundação Casa de Mateus entrega, hoje, os prémios D. Diniz, relativos aos anos de 2020 e 2021.

A sessão de entrega de prémios começa às 18h, na Casa de Mateus, e conta com a ilustre presença do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que entregará os prémios aos respetivos galardoados.

O prémio D. Diniz visa premiar obras poéticas, ensaios ou ficções publicadas no ano anterior ao de atribuição do prémio. É um prémio literário instituído pela Fundação Casa de Mateus, que teve a sua primeira cerimónia no ano de 1980. Este já foi atribuído a personalidades icónicas da literatura portuguesa, como José Saramago, em 1984, e Sophia de Mello BreynerAndersen, em 1989.

Devido a todas as medidas tomadas durante a pandemia da covid-19, esta cerimónia esteve interrompida durante dois anos. Assim, este ano, serão entregues os prémios a Jorge Silva Melo, vencedor em 2020, com a sua obra “A Mesa está Posta”, e a José Viale Moutinho, vencedor do prémio em 2021, com a obra poética “Os Cimentos da Noite”. Ambos os prémios foram atribuídos por decisão unânime do júri do prémio, presidido por Nuno Júdice e que conta, também, com a presença de Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia.

Diogo Linhares

Imagem: Universidade FM