FC Santa Marta (6) 3-3 (5) Régua SC | Supertaça Sequeira Teles viaja para Penaguião

FC Santa Marta (6) 3-3 (5) Régua SC | Supertaça Sequeira Teles viaja para Penaguião

Jogo de loucos termina com festa penaguiense

A Supertaça Sequeira Teles foi disputada este domingo, no campo do Calvário, pelo SC Régua e o FC Santa Marta com os últimos a levarem a melhor no desempate por grandes penalidades.

 O jogo, que marcou o regresso dos adeptos aos estádios nas competições da Associação de Futebol de Vila Real, começou agitado com ambas as equipas a criarem ocasiões para inaugurarem o marcador, mas com um ligeiro ascendente para a formação reguense que acabaria mesmo por enviar uma bola ao poste na marcação de um livre direto.

Com o desenrolar da partida, o jogo foi perdendo ritmo e os adeptos só voltaram a ver um lance de perigo quando, já perto do intervalo, a formação de Penaguião teve um golo anulado por posição irregular.

O nulo da primeira parte não fazia prever o que se seguiria nos segundos 45 minutos. Os reguenses voltaram para o campo desligados e, ao minuto 51, o lateral do Santa Marta, Leandro, isolou o companheiro Zé Pedro Mota que no frente a frente com o guarda-redes não tremeu e colocou a equipa em vantagem.

Os comandados de Justino Ribeiro continuaram a aproveitar a apatia dos adversários e poucos minutos depois acabaram mesmo por fazer o segundo golo por intermédio de Paiva, que aproveitou um ressalto na área para rematar forte para o fundo da baliza.

À entrada do último quarto de hora, o Santa Marta, de grande penalidade, marcou o terceiro golo que parecia terminar com as dúvidas quanto ao vencedor da Supertaça da AFVR.

Contudo, o futebol sempre será uma caixinha de surpresas e o que se passou no último quarto de hora do tempo regulamentar nem o mais fervoroso adepto do SC Régua imaginaria. Os três golos de desvantagem não foram suficientes para que a equipa da capital do Douro desistisse e a recuperação homérica começou com duas grandes oportunidades consecutivas que levaram a um pontapé de canto, ao minuto 85, de onde surgiria o 3-1, depois de um cabeceamento forte e colocado do central, Dani Mendes.

Apenas 3 minutos depois, o avançado João Nuno bateu de maneira exímia um livre longe da baliza adversária, fazendo assim o golo que voltou a encher de esperança os adeptos durienses. Já em cima do minuto 90, o jovem Francisco Santos cabeceou uma bola que tinha sido bombeada para a área e faz o golo do empate. Era a loucura dos adeptos do Régua perante o espanto e a desilusão dos adeptos do Santa Marta.

A partida só acabou por encontrar o vencedor no desempate por grandes penalidades e, quando até se pensava que o favoritismo e a motivação estavam do lado dos reguenses, eis que o futebol se mostra outra vez incerto e a vitória acaba por cair para o adversário.

O FC Santa Marta conquistou então a Supertaça Sequeira Teles num jogo impróprio para cardíacos e que provou que também nas divisões inferiores existe qualidade e emoção.

João Nuno Magalhães

Imagem: Rui Pinto