Afeganistão e a volta ao ano de 1996

Afeganistão e a volta ao ano de 1996

Podia trazer muitos outros assuntos aqui, mas é impossível deixar um tema como este passar em branco. Para quem não está a par do que tem acontecido nos últimos dias, o que é difícil tendo em conta a proporção que teve a nível mundial, basicamente os chamados de talibãs apoderaram-se da capital do Afeganistão o que, posteriormente, levou à criação de uma espécie de novo governo – “Novo” governo.

A estratégia dos EUA era a de fortalecer o governo e o exército afegãos para que o próprio país tivesse a capacidade de impedir o avanço dos talibãs. Após dois séculos de ocupação, Biden decidiu retirar as tropas americanas do país, cujo acordo foi assinado ainda sob gestão de Donald Trump. Ao passo que a presença militar norte-americana foi sendo removida do Afeganistão, os talibãs começaram, aos poucos, a retomar o controlo sobre todos os territórios e a instalar as suas novas regras.

Escrevo e reescrevo dez vezes o mesmo parágrafo com a minha opinião sobre algo, alguém, a decisão que alguém tomou, mas neste caso não consigo deixar aqui o meu parecer, é um tema muito delicado e eu na posição de quem quer que fosse não saberia o que fazer, a verdade é essa. O líder do Afeganistão fugiu? Fugiu. Demonstra que não merecia o cargo que estava a ocupar? Talvez. Qualquer um na posição dele se tivesse oportunidade também fugia? Muito provavelmente. Mas o pior nem foi a tomada de posse dos talibãs, o pior foi o que eles decidiram fazer com o poder que disso resultou.

O Afeganistão foi palco de uma das maiores violações dos direitos humanos de sempre. As mulheres viram a sua existência ser negada, a sua liberdade ser barrada. Nunca pensei estar a escrever sobre isto, nunca pensei que houvesse um retrocesso desta dimensão depois de tudo, que nós mulheres enfrentámos para conquistar o nosso espaço no mundo. Falo na terceira pessoa porque o que se passou no Afeganistão é um assunto de todos nós e como nosso dever não devemos deixar este assunto morrer enquanto não estiver resolvido.

Tenho por último que comentar uma situação que me fez rir bastante (ironicamente) e me deixou a questionar seriamente a inteligência dos talibãs. O líder dos talibãs afirmou que o facto de estar tanta gente a fugir com as tropas norte-americanas é por problemas económicos que o país está a atravessar e não porque têm medo, de modo algum ter medo de viver ao lado de terroristas.

Cláudia Araújo