Medalha Municipal De Mérito Juvenil

Medalha Municipal De Mérito Juvenil

A Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro surgiu da necessidade de defender os interesses da academia vila-realense e de representar os estudantes, acompanhando-os sempre e assumindo um compromisso alicerçado na seriedade e transparência. Em consequência deste papel visível na vida dos estudantes, a Câmara Municipal de Vila Real decidiu atribuir à Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro a Medalha de Mérito Juvenil.

Um dos principais objetivos da Associação Académica é manter a proximidade com os membros da academia, regendo-se por três princípios fundamentais: democracia, independência e representatividade.

A Associação Académica assume-se como plataforma de transformação no combate às desigualdades. Representa, por essa via, a voz dos alunos, assente numa conduta pautada pela seriedade, intervenção e responsabilidade, criando uma ponte entre aquilo que são as necessidades de cada aluno no contexto académico e social em que está inserido.

Ao colocar o estudante na primeira linha das suas preocupações, a Associação ouve individualmente os seus interesses e propostas, acompanhando-o nas posições e reivindicações, com prioridade para a sua integração na comunidade.

Além dos compromissos que tem para com as diversas faculdades, a Associação assume como princípio estruturante fomentar e potenciar o talento e o carisma dos seus universitários.

Fundada a 24 de fevereiro de 1988, a Associação Académica contou com 1191 associados, aos quais foram proporcionadas diversas atividades de caráter desportivo, de natureza cultural, pedagógica e político-social.