Portugal tornou-se o país europeu com mais casos de Covid-19 nesta semana

Portugal tornou-se o país europeu com mais casos de Covid-19 nesta semana

Numa altura em que o Conselho de Ministros volta a reunir-se para avaliar a possibilidade de novas medidas, os resultados da Universidade de Oxford confirmam o que os especialistas do Infarmed já alertavam.

A semana começou com a indicativa de que Portugal estava na linha da frente relativamente ao surgimento de novos casos por milhão de habitantes, no que toca ao panorama europeu. É a primeira vez que o país atinge o pódio, desde que a pandemia atingiu o velho continente em meados de março do ano passado.

Seguindo a mesma tendência, no que ao número de mortes diz respeito, Portugal surge na quarta posição, atrás da República Checa, Reino Unido e Eslováquia. Contudo, as oscilações podem ocorrer dia para dia, visto que alguns países não apuram de forma diária os seus dados.

Portugal contabilizou este domingo 152 mortes associadas à Covid-19 e 10.385 novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A ordem dos médicos já se pronunciou sobre a situação, pedindo o encerramento das escolas e uma focalização nos hospitais que começam a entrar em rotura.

Aguardam-se, contudo, novas indicações do primeiro-ministro António Costa que decretou na passada quarta feira um novo confinamento que teve inicio à meia noite da sexta-feira passada, dia 15.

Romeu Mota

Imagem: REUTERS / LINDSEY WASSON