Elas são raparigas sonhadoras, não a vossa versão 2.0

Elas são raparigas sonhadoras, não a vossa versão 2.0

Tantas coisas a acontecer no mundo e venho eu aqui, falar sobre mais um assunto da sociedade que me incomoda.

Adultos! Será que me podem fazer o favor de explicar o porquê de muitas das nossas crianças estarem a ser educadas como se ainda estivéssemos no século XX? Relembrem-se, nós estamos em pleno século XXI, século este que nos deveria abrir a mente, mas pelos vistos, nem todos pensamos assim.

As nossas crianças, juntamente com a minha geração, irão formar o nosso futuro, que também vos englobará, quando vocês forem idosos, quando vocês simplesmente quiserem aproveitar o que vos resta.  Mas, se bem sei, para nós formarmos o nosso futuro precisamos de ter uma boa educação.

Não é a violência, os castigos que nos irão fazer chegar onde nós queremos, mas talvez uma conversa, um “abre olhos”, isto sim é uma boa educação sem deixar ninguém traumatizado. Não digo que uma palmada aqui, outra ali, irá fazer mal a ninguém, mas não é a quantidade ou a força que nos irá deixar melhores seres humanos, talvez o propósito ou a razão nos irá permitir que não façamos “o mesmo erro” outra vez.

A infância é crucial na vida de uma pessoa, mas expliquem-me o porquê de nós, seres do sexo masculino, termos “mais brinquedos para nós” que nos dão asas à nossa imaginação. Desde crianças os meninos sonham em ser policias, cientistas, astronautas, bombeiros… Por causa dos brinquedos e pelo que os adultos incutem neles. No entanto, as meninas têm brinquedos domésticos, sim isso mesmo, domésticos… Mas estamos em 1920? Será que sou o único que está no futuro, mais propriamente 100 anos à frente do meu tempo? Por favor, elas têm o mesmo direito que os meninos a serem QUEM ELAS QUIZEREM. O futuro delas a nada vos diz respeito, elas têm de seguir a sua própria jornada.

Primeiro afetam-lhes a infância, depois a adolescência e juventude, pois elas têm de estar do vosso agrado. Não podem ter minissaia, não podem usar vestido, têm de ser recatadas. Outra vez o mesmo? Elas serão controladas por vocês o tempo todo? Não me digam que iremos voltar ao tempo em que são vocês, adultos, que lhes vão arranjar marido. Deixem-se de parvoíces, uma pessoa promissora é formada na infância e juventude. Vá lá, acordem!! Elas são quem elas acham que devem ser.

Não basta serem “humilhadas” enquanto adultas por causa dos estereótipos antepassados, por serem única e exclusivamente mulheres? Pois é o feminismo veio à tona, por que nós homens, pensávamos que dominávamos tudo. Grande engano, não somos mais que elas.

Chega de se meterem em estereótipos. Chega. As raparigas têm o direito de serem elas mesmas. Se elas preferirem ser bombeiras, cozinheiras, secretárias, polícias, jornalistas… são elas quem decidem, não vocês. Vocês têm o direito e o dever de as apoiar em tudo o que elas quiserem ser e no que elas se quiserem tornar, não serão uma versão melhorada de vocês. Elas não serão o vosso 2.0.

Tiago Ribeiro