“Estas eleições podem contar para o futuro dos jovens” João Ferreira

“Estas eleições podem contar para o futuro dos jovens” João Ferreira

O candidato presidencial João Ferreira, participou no programa Youth Talks promovido pela associação vila-realense Youth Academy, em parceria com a Universidade FM.

Nesse programa o candidato apoiado pelo PCP abordou a constituição referindo que esta “dedica uma parte especifica aos jovens que diz que tem de haver uma proteção especial aos jovens no acesso à educação, ao primeiro emprego, acesso à habitação, ao desporto e à cultura” presente no artigo 70.

Interrogou-se sobre “o que fez o atual presidente da república e os anteriores para defender este artigo referente aos jovens?”, salientando “que estas eleições podem contar para o futuro dos jovens”.

Questionado sobre a polémica do SEF mencionou que “tudo teria feito para evitar uma situação destas”. Alertou ainda que “o Presidente da República deveria saber que uma grande parte das queixas que chegam à provedoria da justiça chegam destes centros do SEF”.

O candidato reforçou a necessidade de “apoio a micro e médio empresas para garantir que não vão à falência” bem como “medidas de emergência para o relançamento da economia, respostas no domínio da saúde e respostas acumuladas no conjunto dos anos que não tem haver com a covid-19” reforçou que “os estados de emergência não contribuíram em nada para isto, há muitas medidas que continuam por implementar” concluindo que “o estado de emergência não serviu para nada” até porque, segundo ele, “a constituição não prevê um estado de emergência desta índole”.

A descentralização foi outro dos temas abordados no debate onde João Ferreira alegou que é “uma das coisas que está por cumprir da constituição e que faz falta cumprir”. Na sua opinião “a descentralização não serve”, mas sim que “devemos encarar a regionalização não só como um fim, mas como um meio que possa abrir caminhos de desenvolvimento a essas regiões”.

Foram ainda abordadas a questão da Nato e da permanência na União Europeia que têm sido alvo de controversa quanto à posição do candidato e do partido que o apoia.

Carlos Cardoso