Comemoração dos 19 anos de classificação do Douro como Património Mundial e apresentação da nova presidência da CCDRN à CIM do DOURO

Comemoração dos 19 anos de classificação do Douro como Património Mundial e apresentação da nova presidência da CCDRN à CIM do DOURO

Esta manhã, no Museu do Douro, em Peso da Régua, celebraram-se os 19 anos de classificação do Douro enquanto Património Mundial e realizou-se também uma reunião entre os presidentes que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM do DOURO).

António Cunha, o novo presidente da Comissão Coordenação e desenvolvimento da Região Norte(CCDRN), referiu ser esta “uma responsabilidade acrescida, o papel de gestor do património do Douro”. Esteve também presente Célia Ramos, vice-presidente da CCDRN e Humberto Sequeira (vogal).

Foi apresentada a Estratégia NORTE 2030, em que o professor António Cunha garantiu disponibilidade para ouvir os temas que mais preocupam os autarcas Durienses.

Os autarcas mencionaram as preocupações que têm neste “Douro esquecido”, como por exemplo, a rede fluvial, o “projeto Douro´s Inland Waterway” e a reposição ferroviária do Pocinho.

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM do DOURO) integra os concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio,  Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

Inês Monteiro

Fotografia: Notícias de Vila Real