Associação Académica da UTAD comemora 30 anos

Associação Académica da UTAD comemora 30 anos

No passado sábado, 24 de fevereiro, celebrou-se os 30 anos da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), no auditório da Aula Magna da universidade.

O atual presidente da AAUTAD, António Vasconcelos, deu uma rápida entrevista ao Jornal Académico, O Torgador.

Desde a criação da AAUTAD até aos seus 30 anos muita coisa mudou. Questionado sobre qual foi o seu papel no último mandato desempenhado, António salientou as diferenças ao longo das três décadas: “(…) a própria alteração da sociedade em si, faz com que nós tenhamos uma perspetiva completamente diferente da Associação Académica de há 30 anos atrás, é completamente diferente da que nós conhecemos hoje”. O objetivo sempre foi trabalhar com e para os estudantes da academia e, assim, ser possível: “(…) dar continuidade ao trabalho, em prol do que nós achávamos mais correto e mais preponderante para a realização das nossas atividades”. O presidente salienta que há quem queira estar no seu lugar, mas com as capacidades que possui está a fazer um bom trabalho. Mesmo assim, os estudantes continuam a apostar nele para “co-mandante” da AAUTAD.

Nos mandatos passados, em que António Vasconcelos não liderou esta organização, houve grandes mudanças. Contudo, depois de muitos obstáculos e de grau elevado de complicação, os estudantes são o importante: “Ou seja, a Associação Académica tem como objetivo trabalhar em prol dos estudantes e aquela que é a vontade dos estudantes nós acabamos por a assegurar. Há exemplos claros, se formos para a visão de todo o estudante e qualquer pessoa interna ou externa da Associação Académica percebe uma grande alteração. O Carnaval foi realizado no NERVIR, no passado ano. Neste, o Carnaval foi organizado no recinto das nossas atividades recreativas com mais relevo”. A AAUTAD, de António e dos seus colaboradores, tem como função fazer: “(…) constantemente aquilo que é a vontade dos nossos estudantes na alteração e cumprimos aquilo que nos acabamos por comprometer no início dos mandatos. Mas as alterações vão-se fazendo como certamente nós vamos apostando mais numa área ou noutra, porque achamos mais preponderante, porque também se entende que o é parte da inclusão social, porque cada vez mais o assunto está no enfoque da agenda da Associação Académica”.

As expectativas para este novo ano são positivas: “Aquilo que nós pretendemos realizar (…) para além de toda a nossa atividade de toda a agenda (…), queremos marcar todos os anos a relembrar o passado”. Um exemplo do passado que se pretende voltar a trazer para o presente e futuro são os Jogos Populares Universitários. Se antes eram uma atividade que nenhum estudante queria perder e/ou não participar, atualmente poucos são os que realmente os conhecem. Pretende-se voltar a criar esta tradição na academia. É uma atividade que vai ser realizada neste novo ano pela Associação Académica da UTAD.

Beatriz de Matos

Fotografia: O Torgador (Margarida Cunha)