“Cultivar para todos”: um projeto inovador na UTAD

Cada vez mais as universidades portuguesas apostam no ensino da componente teórica, deixando as aplicações práticas de parte. A Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura (APEA) está a desenvolver o projeto “Cultivar para todos”, de modo a contrariar esta tendência e promover, simultaneamente, a solidariedade.

A APEA é uma associação sediada na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro e está ao encargo de alunos do curso de Engenharia Agronómica, realizando várias atividades de modo a aproximar mais os alunos da UTAD ao setor agrícola. Uma delas é o projeto acerca do qual incide o artigo, desenvolvido no início do presente ano letivo com a colaboração de docentes da área. O conceito +SOLIDÁRIO, sobre o qual assenta o projeto, aponta para um dos seus objetivos, a doação de parte dos produtos obtidos a instituições de beneficência social (a ser definidas).

“Cultivar para todos” é um projeto que está já a decorrer nas instalações da Universidade, mais especificamente nas estufas localizadas em Folhadela, junto ao edifício “Nave dos Desportos”. No interior das duas estufas, que estão ao encargo da APEA, podem já encontrar-se três cultivos distintos de alface, feijão verde, pepino, tomate e ervas aromáticas (tomilho e salsa). A associação desenvolve ainda a cultura da batata doce, esta no exterior. Sendo o ciclo cultural destas plantas curto, a APEA garante o fornecimento rápido de alimento destinado às instituições de solidariedade social.

Para além da aposta na biodiversidade de culturas, considerada importante pela APEA para a concretização dos seus objetivos no âmbito da ajuda a instituições, o projeto recorre a métodos inovadores, tornando-se mais eficiente e rentável. Uma dessas técnicas, usadas na área agrícola, explorada para a produção das culturas em estufa é o sistema de hidroponia. Esta consiste no cultivo vegetal realizado sem solo ou outro substrato como fonte de nutrientes para a planta, sendo estes fornecidos através de uma solução com todos os nutrientes necessários. De momento, este sistema está em funcionamento para a cultura da alface.

Esta iniciativa, que permite aos alunos contactar com as práticas e técnicas de cultivo, bem como todas as dificuldades inerentes à produção neste setor, começará já na próxima semana a dar os seus frutos, uma vez que será recolhida parte da primeira cultura de alface instalada.

A Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura disponibiliza ainda informação sobre este e outros projetos na sua página de Facebook e em https://apea-utad.wixsite.com/apea/cultivar-para-todos.

Beatriz Cerqueira