VI Jornadas de Ciências da Nutrição

VI Jornadas de Ciências da Nutrição

As Jornadas de Ciências da Nutrição são um evento anual organizado pelo Núcleo de Estudantes de Ciências da Nutrição (NECN) do ECVA, na UTAD, que visa promover o conhecimento e a discussão sobre temas atuais e relevantes na área da nutrição. A VI edição das jornadas decorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024, no Auditório do Geociências do ECVA, e contou com a presença de oradores de renome nacional, que abordaram temas como a nutrição associada à saúde mental, a nutrição sustentável e a nutrição no desporto.

O evento teve uma adesão muito maior do que o esperado pelos organizadores, tendo atraído não só estudantes do ECVA, mas também nutricionistas já licenciados e estudantes de outras universidades. No total, estiveram cerca de 130 pessoas no auditório, e cerca de mais 30 pessoas online, uma iniciativa implementada este ano para permitir a participação à distância. As jornadas tiveram um grande impacto na comunidade académica e profissional da nutrição, mostrando o que se faz nos congressos de nutrição a nível nacional.

Uma das novidades desta edição foi o formato online, que possibilitou a interação entre os participantes e os oradores, independentemente da sua localização. Outra novidade foi a palestra-tertúlia sobre a nutrição e a hipertrofia, que teve como objetivo criar uma conversa e um debate sobre este tema, envolvendo o público e tornando a sessão mais interessante e dinâmica. Os organizadores também tentaram fazer uma parceria com a Resinorte, uma empresa de gestão de resíduos, para sensibilizar para a questão da sustentabilidade e da recolha do lixo, mas esta parceria não se concretizou.

Os oradores das jornadas foram escolhidos entre os melhores a nível nacional, tendo recebido elogios dos professores e dos participantes pela qualidade das suas apresentações e pela sua experiência na área da nutrição. Alguns dos oradores sugeriram que as jornadas poderiam evoluir para um encontro a nível nacional, dada a sua relevância e o seu sucesso. Os organizadores sentem que estão a caminhar nesse sentido, mas que essa decisão caberá aos próximos mandatos do NECN.

As jornadas foram muito importantes, tanto para os caloiros como para os estudantes mais velhos, pois permitiram-lhes conhecer melhor o terreno da nutrição e as suas diversas áreas de atuação. Os oradores foram muito esclarecedores e mostraram a realidade do mercado de trabalho e das oportunidades de formação na área da nutrição. Os estudantes mostraram-se muito interessados e participativos, tendo feito questões e pedido aos oradores pelas suas apresentações. Muitos estudantes saíram das jornadas com novas paixões e motivações, mesmo aqueles que admitiram não ter tanto interesse por certos temas, mas que mudaram de opinião depois de ouvirem as palestras.

As Jornadas de Ciências da Nutrição não terminaram ainda, pois no próximo dia 13 de março haverá um workshop sobre nutrição pré-treino e pós-treino para atletas de alta competição, no Kitchen Lab da UTAD. O workshop será dado pelo nutricionista Alfredo Silva, com o objetivo de criar casos reais no momento com a ajuda dos presentes e aprender a passar do raciocínio clínico para a prática e na criação e descrição do plano alimentar adequado para melhorar o desempenho e a recuperação dos atletas. Este workshop é uma oportunidade única para aprender com um profissional experiente e para aplicar os conhecimentos adquiridos nas jornadas.

José Alves

Imagem: sf-UTAD