A parceria que está a dinamizar as Redes Sociais

A parceria que está a dinamizar as Redes Sociais

Projeto pretende ocupar os jovens durante período de isolamento social

Fundada em 2019, a Youth Academy, uma associação juvenil que tem como objetivo a participação ativa dos jovens nos deveres cívicos e que conta com o apoio institucional da UTAD, CMVR e UFM, resolveu criar uma parceria com a Júnior Empresa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mais conhecida como UTAD Solutions Consulting. Esta é constituída apenas por estudantes da instituição transmontana e alto-duriense e tem como principal foco gerar uma ligação entre o mundo académico e o mundo empresarial.

Esta iniciativa teve na base do seu surgimento o facto de sermos obrigados a uma reorientação das rotinas e das formas criativas de interação com o público. As entidades responsáveis decidiram contactar algumas personalidades associadas a diferentes áreas profissionais, de forma a promover alguns momentos de aprendizagem e de partilha de opiniões. Desta forma, estes dois grupos juvenis vão lançar uma rubrica que tenciona apoiar os jovens do interior neste momento atípico para a sociedade, levando até casa destes e de todos os cidadãos um depoimento sobre as precauções do quotidiano e suas implicações. “Interior em Quarentena” apresentará três formatos.

 O primeiro, “Direto de Interior”,  consiste na recolha de testemunhos de figuras locais e nacionais sobre a rotina adquirida no decorrer da quarentena, a gestão a nível familiar, as formas de comunicar com os mais próximos, a gestão do teletrabalho ao nível do empreendedorismo e a maneira como conseguem exercer o seu trabalho através de casa, as consequências esperadas deste fenómeno e por fim as implicações do estado atual do país bem como os alertas a ter em conta. Tudo isto, numa rubrica com duração de 15 a 20 minutos.

O segundo, “Quarentena pela Janela”, traduz-se na partilha nas redes sociais do cenário atual do país pela lente dos seus seguidores, que enviam fotografias para o email vilareal.youthacademy@gmail.com, onde apresentam o nome do autor, a identificação da conta de Instagram e uma pequena descrição do local e o dia em que foi tirada.  Deste modo, esta iniciativa divulga ainda o talento e a ousadia da fotografia.

Por fim, mas não menos importante, “Quarentena por uma lente”, baseia-se num desafio semanal a fotojornalistas, onde devem partilhar entre 5 a 10 fotografias tiradas nos últimos dias e que representem a atualidade em Portugal.

Francisca Rocha

Fotografia: UTAD Solutions Consulting