Foi nesta segunda-feira, 4 de março, que se comemorou a colaboração entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade Lusófona. Numa cerimónia realizada no átrio da reitoria da UTAD, foram assinados três protocolos que marcaram a criação de polos de investigação nas duas instituições.
O evento contou com a presença de importantes figuras académicas, incluindo o reitor da UTAD, Emídio Gomes, o reitor da Universidade Lusófona, José Bragança de Miranda, a pró-reitora para a Investigação da Universidade Lusófona, Diana Dias, e a delegada do administrador da Universidade Lusófona, Natália Pereira.
Com estes protocolos, a UTAD ficará com um polo do Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), uma unidade de investigação da Universidade Lusófona. Já o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), uma unidade de investigação e desenvolvimento sediada na UTAD, estabelecerá um polo na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto. Será também criado um polo do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), uma unidade de investigação e desenvolvimento sediada na UTAD, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, em Lisboa.
Esta parceria tem por objetivo aumentar a diversidade de perspetivas e experiências nas colaborações interinstitucionais, o que permitirá ganhar escala e massa crítica para aceder a recursos complementares, desenvolvendo assim uma investigação mais abrangente e complexa, sem perder o impacto regional.
Beatriz Dias
Imagem: Direitos Reservados