O Encontro da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), é um marco na comunidade de tecnologia e pesquisa em Portugal e reúne especialistas em computação avançada para discutir e explorar as últimas tendências e inovações. Este ano, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) será a sede deste evento anual, que está marcado para os dias 7 e 8 de novembro.
Hugo Paredes, coordenador do Centro de Competências e Visualização em Computação Avançada da UTAD, enfatiza a importância deste encontro “Ao acolher a 3ª edição do Encontro da RNCA, a UTAD consolida a sua estratégia na área das tecnologias da computação e revela o seu trabalho de vanguarda na computação avançada na região do Douro“.
O programa inclui apresentações, sessões plenárias, reuniões de trabalho e workshops, abordando temas críticos, sendo o principal foco a importância do High Performance Computing (HPC) em projetos de pesquisa e os avanços nas novas plataformas computacionais previstas para 2023/2024. Além disso, é realçado o papel da RNCA e a sua colaboração com a Supercomputação Europeia, bem como as oportunidades de acesso a supercomputadores nacionais e europeus.
A UTAD desempenha um papel vital na promoção da inovação tecnológica na região do Douro e participa em três projetos de destaque (EDIH ATTRACT, EuroCC2 e ERASMUS+ HPC), demonstrando o seu compromisso.
Francisco Santos, vice-presidente da FCT, observa que “Com a instalação do supercomputador Deucalion, Portugal passou a ter um papel de destaque no mapa mundial da computação avançada. Os dois dias deste Encontro Nacional serão dedicados ao futuro da RNCA […]. É, por isso, o ponto de encontro chave para a comunidade nacional deste ecossistema desenvolver sinergias, parcerias e competências“.
O Encontro da Rede Nacional de Computação Avançada é essencial para a troca de conhecimentos entre as várias comunidades envolvidas em Computação Avançada em Portugal, promovendo a pesquisa e a inovação impulsionadas por essa tecnologia. João Nuno Ferreira, coordenador geral da unidade FCCN da FCT, conclui que “Estamos certos de que este ano, na UTAD, continuaremos a promover a pesquisa e a inovação, apoiadas na Computação Avançada“.
Beatriz Dias
Imagem: UTAD