Esta sexta-feira, a comitiva portuguesa deslocou-se até Bratislava para defrontar a Eslováquia, jogo a contar para a quinta jornada da qualificação para o Campeonato da Europa.
As duas seleções ainda não tinham perdido qualquer jogo, neste grupo J. Os Cruzadores vinham de três vitórias e um empate. Enquanto, Portugal com quatro vitórias consecutivas liderava o grupo J.
Roberto Martínez, surpreendentemente, alterou o sistema tático apostando num 4x3x3. Contudo, as alterações do selecionador nacional não tiveram grande efeito no início da partida.
A seleção eslovaca entrou mais pressionante e conseguiu impedir, várias vezes, que Portugal saísse da sua zona defensiva com qualidade.
Portugal, no miolo da primeira parte, começou a tomar mais conta do jogo. Vitinha e Bruno Fernandes assumiam as rédeas e tiveram ocasiões para faturar, mas nada que assustasse Dubravka.
Aos 43 minutos, a Seleção Nacional chega à vantagem. Bruno Fernandes inaugura o marcador no dia do seu aniversário, lançado por Bernardo Silva, numa boa jogada individual pela direita, que terminou num remate cruzado e rasteiro.
Acaba a primeira parte, com Portugal na frente do marcador, mas com muitas dificuldades em controlar o jogo.
A segunda parte começa, novamente, com a Eslováquia a criar mais perigo, obrigando Diogo Costa a intervir.
Portugal foi-se libertando aos poucos da pressão eslovaca, mas estava a ser um jogo cinzento. Poucos remates de ambas as equipas e era na zona do meio-campo que mais se discutia a posse da bola.
Com o aproximar do fim jogo, a Eslováquia fazia de tudo para chegar ao empate. Os eslovacos subiram o bloco e Portugal perdia, facilmente, a bola ainda no seu meio-campo. Mas o resultado não se alterou.
Portugal vence em Bratislava com uma exibição cinzenta, mas suficiente. O apuramento para o Campeonato da Europa na Alemanha está cada vez mais perto.
Portugal segue em primeiro lugar do grupo J, com 15 pontos, 15 golos e zero sofridos. O próximo encontro joga-se já no dia 11 de setembro, onde a seleção mede forças com a formação do Luxemburgo, atual terceira classificada do grupo.
HOMEM DO JOGO
Bruno Fernandes
O aniversariante salva Portugal com um grande golo no meio dum deserto de ideias. O médio do Manchester United foi dos poucos que esteve sempre ligado ao jogo. Criava espaços e jogadas para os seus colegas, mas foi o próprio a resolver o jogo.
Texto: Gonçalo Carneiro
Imagem: FPF