As licenciaturas em Ciências Biomédicas e em Cultura e Transformação Digital são a nova aposta da universidade no âmbito da “reestruturação (…) de acordo com o plano estratégico” de 2021-25.
Em comunicado, a UTAD refere que a licenciatura em Ciências Biomédicas consolida a aposta no conceito “Uma Só Saúde” e procura dar resposta aos desafios científico-tecnológicos “numa perspetiva holística ‘molécula-célula-sistema-organismo’”. O curso engloba subáreas da Biologia, da Bioquímica e das Ciências da Vida e inclui etapas de prevenção da saúde, deteção de patologias e tratamento médico, com direito a componente prática.
Por sua vez, a licenciatura em Cultura e Transformação Digital pretende formar profissionais na utilização da “realidade virtual e das ferramentas digitais como forma de promoção e divulgação dos bens culturais”. Engloba gestão, preservação, arquivo e divulgação de documentos e a criação de conteúdos digitais no âmbito cultural e patrimonial.
A academia passa a englobar 37 cursos, número que tem vindo a subir nos últimos anos com as recentes apostas nas licenciaturas em Ciências da Nutrição e em Design Sustentável, por exemplo.
Estas novas licenciaturas de três anos estarão disponíveis já na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), com candidaturas de 24 de julho a sete de agosto.
Joaquim Duarte
Imagem: UTAD