Nos passados dias 22, 23 e 24 de maio decorreu a VIII Edição das Jornadas de Ciências da Comunicação, no auditório das Ciências Agrárias e Veterinárias, sendo as primeiras jornadas gratuitas realizados por essa mesma licenciatura.
As jornadas contaram com oradores das diversas áreas da comunicação. O primeiro dia começou com a presença de Tiago David, criador de conteúdos digitais e jornalista, e Rafaela Ramos, fotógrafa, pela manhã. A tarde iniciou com a presença de markabranka, agência criativa, seguindo de Miguel soares, jornalista da antena 1. O primeiro dia finalizou-se com um workshop, nomeado de “Faz-te à vida”.
O segundo dia começou com Juliana Pereira, jornalista da RTP, de seguida, Rui Abreu, diretor de comunicação do Paços de Ferreira, brindou-nos com a sua presença. Durante a tarde, contaram com a presença de bullet, agência criativa, seguido de uma mesa-redonda, sobre o papel da mulher no desporto, moderada por Daniela Tavares, aluna da licenciatura de Ciências da Comunicação, com as convidadas: Armanda Cunha, departamento de comunicação do Gil Vicente FC, Márcia Pacheco, produtora e criadora de conteúdos, e Andreia Araújo, jornalista do zerozero. O dia finalizou com um workshop “Mexe-te e aparece”.
O terceiro e último dia iniciou com um workshop, nomeado de “Comunicar… com estilo”. A manhã acabou com Miguel Van Der Kelen, voz-off da Eleven Sports. A última tarde começou com Daniela Espírito Santo, jornalista e gestora de redes sociais da renascença, e por fim, Nélson Monteiro, diretor técnico da UTAD TV. A sessão de encerramento contou com a presença da tuna Imperalis.
Para finalizar, o professor Fábio Ribeiro, diretor da licenciatura de Ciências da Comunicação, reforça a importância de contactar com os profissionais da área, para se perceber a panorâmica do curso. Francisco Silva, presidente da mesa de assembleia do núcleo de estudantes de ciências da comunicação, realçou um balanço positivo das jornadas, que apesar do trabalho árduo de realizar um evento gratuito, compensou. Hélder Fernandes, aluno de Ciências da Comunicação e participante das jornadas afirmou que as jornadas “foram dinâmicas, os três dias foram completos, tivemos pessoas dos vários painéis da comunicação”, conseguindo assim complementar aquilo que já é dado nas aulas da licenciatura.
Texto: Diana Pinheiro
Imagem: NECC