Marc Márquez conquistou a primeira pole da temporada, no Grande Prémio de Portugal. O piloto espanhol da Honda bateu o recorde da pista. Completaram o top três, Francesco Bagnaia, da Ducati e Jorge Martin, piloto da Pramac. Miguel Oliveira arranca, logo atrás, na quarta colocação, naquele que é o seu Grande Prémio de estreia pela Aprilia.
Q1
Completadas as primeiras tentativas, dois corredores caíram. Miguel Oliveira subiu à 2° posição, e Márquez à primeira, bateu o recorde de pista, de Fabio Quartararo.
Os corredores voltaram a pista para fazerem mais tentativas. Alex Márquez subiu a segundo, mas Miguel Oliveira fez uma volta incrível e passou à Q2, em 2° lugar, acompanhado com Marc Márquez.
Q2
Os corredores saíram para fazer as suas primeiras tentativas á pole, Jack Miller fez uma incrível primeira tentativa batendo, novamente, o recorde de pista e subindo a primeiro.
Espargaro caíu no quarto setor e despertou as bandeiras amarelas, Martin subiu a segundo e Luca Marini a terceiro.
Com 5 minutos para o fim os corredores voltaram a pista para inciar as últimas tentativas, Jack Miller da KTM, caiu e saíram as bandeiras amarelas no primeiro e segundo setor, Oliveira subiu a sexto e o campeão do mundo Bagnaia subiu a primeiro com o recorde de pista a ser batido mais uma vez.
Balançada a bandeira de xadrez, Márquez surpreendeu toda a gente e subiu a primeiro, seguido de Bagnaia e Jorge Martin. Já Miguel Oliveira fez também uma volta incrível e vai arrancar para a sprint da quarta posição. Miller, Bastianini, Viñales, Bezzecchi, Marini e Zarco completam o top 10.
A corrida sprint realiza-se já hoje, pelas 15 horas, com transmissão em direto na SportTV4.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados