No dia 28 de fevereiro, inicia-se na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), a 4ª edição do Dia do Pensamento Crítico.
A iniciativa, que envolve 180 alunos e 35 docentes do Ensino Secundário e Universitário, dura oito horas e faz os participantes pensarem em soluções para problemas globais.
Os alunos são divididos em grupos e supervisionados por professores tutores e especialistas, o objetivo é aplicar as suas competências e as disposições do pensamento crítico e criativo na resolução de quatro problemas: água por defeito e por excesso, desperdício alimentar, envelhecimento demográfico e movimento estudantil na crise climática. Na parte da tarde, são apresentadas as soluções dos grupos para no final se eleger a melhor proposta para cada cenário.
Além da participação dos seus estudantes, a UTAD acolhe alunos e professores oriundos de outras escolas de Vila Real, Escola Profissional Agostinho Roseta, Escola Secundária Morgado de Mateus e Escola Secundária São Pedro; Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro; e São João da Pesqueira, Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira.
Promovida pelo Grupo do Pensamento Crítico e Criativo da UTAD (webPACT), a iniciativa do “Dia do Pensamento Crítico” decorre em mais seis instituições de Ensino Superior e, em abril, os elementos das melhores equipas de cada instituição encontram-se na academia transmontana para eleger a “melhor” solução “coletiva” para cada cenário.
Diana Pinheiro
Imagem: UTAD