Uma pergunta, assinada pelos deputados socialistas Fátima Correia Pinto, Agostinho Santa e Francisco Rocha, divulga que o Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) está em dívida com as Corporações de Bombeiros do Distrito de Vila Real. O documento foi escrito no dia 15 de junho e entregue, ontem, na Assembleia da República.
Segundo o documento, “o Centro Hospital Trás-os-Montes e Alto Douro tem em dívida às Corporações de Bombeiros do Distrito cerca de um milhão de euros” e que este é “o maior atraso de pagamento a nível nacional”.
“O atraso no pagamento às Corporações de Bombeiros dos serviços prestados no transporte de doentes não urgentes acarreta sérios constrangimentos de tesouraria a estas Associações Humanitárias, agravando, desta forma, as dificuldades financeiras já sentidas pelo aumento dos gastos com o pessoal e o aumento sucessivo dos preços dos combustíveis”, revelam os parlamentares na pergunta.
Os deputados terminam o documento perguntando à Ministra da Saúde se tem “conhecimento da situação reportada relativamente ao atraso e ao montante em dívida do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro às Corporações de Bombeiros do Distrito de Vila Real”. Os parlamentares questionam ainda as “soluções que serão adotadas de forma a garantir prazos e procedimentos de pagamento mais céleres por parte deste centro hospitalar”.
De acordo com a Universidade FM e após a pergunta dos deputados do PS, o CHTMAD comunicou que está a trabalhar com a Federação Distrital de Bombeiros, com o objetivo de “regularizar os montantes em dívida”. No comunicado, o CHTMAD afirma ainda que “está a realizar melhorias nos processos administrativos, com o objetivo de encurtar os prazos de pagamento às cerca de 140 entidades que transportam utentes na área de influência do CHTMAD”.
Marta Afonso