NUPSI organiza curso de Língua Gestual Portuguesa

NUPSI organiza curso de Língua Gestual Portuguesa

A decorrer de 7 de janeiro até 25 de fevereiro de 2025, o Núcleo de Estudantes de Psicologia organiza um curso de Língua Gestual Portuguesa (LGP) Nível I com Telmo Pereira Fernandes de modo a possibilitar as “competências necessárias” para comunicar eficazmente em LGP.

Segundo a Associação Portuguesa de Surdos, existem cerca de 30 mil surdos utilizadores de LGP, sendo a Língua Gestual Portuguesa uma das três línguas oficiais de Portugal. Questionada pel’O Torgador, a presidente do NUPSI, Rita Santo, afirma que faz sentido incluir o curso em Psicologia “devido à maior inclusão que nós queremos ter com todo o tipo de pessoas que podem aparecer em consulta, tentar-nos  meter no lugar do paciente”.

O Governo de Portugal alerta que “cada país possui o seu próprio vocabulário, gramática e estrutura própria, além de sotaques próprios e regionalismos”, lê-se no site numa publicação celebratória do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa a 15 de novembro de 2023. Assim, Rita Santo entende esta formação como um tema “fundamental” e que “suscita sempre curiosidade nas pessoas”, pelo que conta com a participação dos estudantes utadinos.

O formador, Telmo Pereira Fernandes, é atualmente professor universitário de LGP no Politécnico de Santarém. Conta com passagens pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Coimbra e é surdo.

As oito sessões têm a duração de uma hora e acontecem semanalmente às 19 horas de cada terça-feira. As inscrições encontram-se abertas até cinco de janeiro e acarretam um custo individual de 50€, que pode ser pago de uma só vez ou em duas prestações de 25€. A formação garante também um certificado de participação a partir dos 75% de assiduidade.

Curso Online “Língua Gestual Portuguesa Nível I”

 Joaquim Duarte

© NUPSI