À conversa com Joana Providência

À conversa com Joana Providência

A coreógrafa Joana Providência foi a convidada desta edição da Conversa de Bastidores, a realizar na sala de ensaios do Teatro Municipal de Vila Real, a 17 de abril, pelas 21h30.

O Teatro Municipal de Vila Real apresenta mais uma edição do seu programa “Conversa de Bastidores”, que consiste numa conversa informal de um artista convidado com o público, onde se dá uma partilha de vivências do artista, desvendando mitos e curiosidades sobre a sua área.

Para a edição de abril, o Teatro convidou Joana Providência, uma coreógrafa natural de Braga, que irá falar um pouco sobre a sua carreira, mas também disponível para satisfazer as curiosidades do público sobre o seu ofício.

Nascida a 1965, a artista iniciou os seus estudos com Fernanda Canossa. Anos mais tarde, em 1989, termina o curso da Escola Superior de Dança no Instituto Politécnico de Lisboa. Posteriormente, leciona cursos de interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo, na Universidade do Minho e também na Universidade Lusófona.

Já como coreógrafa desenvolveu alguns projetos, tais como, “Território”, inspirado na obra de Alberto Carneiro, que foi coproduzido pelo Teatro do Bolhão e pela Culturgest. Este projeto foi nomeado para os prémios SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), na categoria de Dança – “Melhor Coreografia”.

Vencedora do prémio Sete de Ouro – Prémio Revelação com o projeto “Mecanismos”.

A coreógrafa já marcou presença em diversos festivais renomeados, como: Mostra de Dança Portuguesa ACARTE, New Moves, Glasgow (Escócia), Festival de Otoño /Madrid, Spring Dance (Holanda) e Klapstuck (Bélgica), Tanzplattform (Frankfurt), Festival DDD (Porto), Chantiers d’Europe Théâtre de la Ville (Paris).

A conversa com a artista decorre na Sala de Ensaios do Teatro Municipal de Vila Real, a partir das 21 horas e 30 minutos, com entrada gratuita.

Ricardo Pereira

Imagem: Direitos Reservados