“BAAN”: a primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles chega a Vila Real

“BAAN”: a primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles chega a Vila Real

A primeira longa-metragem de ficção da realizadora Leonor Teles, “BAAN”, chega amanhã, dia 16 de abril, ao pequeno auditório do Teatro Municipal de Vila Real, em mais uma edição de “Cinema Sem Pipocas”, que acontece às 21h30.

Com produção de Uma Pedra No Sapato, o filme estreou-se em todo o país no dia 8 de fevereiro e é a mais recente realização de Leonor Teles. A realizadora portuguesa é ainda responsável por filmes como “Terra Franca” (2018) e “Cães que Ladram aos Pássaros” (2019) e é também vencedora de um Urso de Ouro com “Baladas de um Batráquio” (2016). A longa comporta já uma carreira internacional que lhe valeu o mais importante prémio de cinema islandês, o Golden Puffin do Festival Internacional de Cinema de Reykjavík.

O filme conta com a participação de Carolina Miragaia e Meghna Lall nos papéis principais e a história passa-se entre Lisboa e Banguecoque. Duas mulheres, L e K, encontram-se e viajam entre o passado, o presente e, possivelmente, o futuro. A cineasta afirma ainda que “O desafio foi, basicamente, encontrar Lisboa na Ásia e encontrar a Ásia em Lisboa, e aproximar esses dois universos. Se pensarmos no fluxo migratório que existe no mundo, todas estas comunidades se entrecruzam e estão presentes no nosso dia-a-dia, o que reflete de forma muito enriquecedora as nossas vivências e as nossas relações com as pessoas que nos rodeiam e que habitam a cidade onde vivemos.”.

“Baan” (บ้ าน) significa “casa” em tailandês e esta longa nasce daquilo que é perder o sítio ao qual sentimos que pertencemos. A entrada custa entre 2-3€ e é gratuita através do Cartão do Teatro.

Margarida de Castro

Imagem: Direitos Reservados