Portugal goleia Suécia em Guimarães (5-2)

Portugal goleia Suécia em Guimarães (5-2)

Nesta quinta-feira, a seleção portuguesa venceu a Suécia por 5-2 em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, no primeiro de dois jogos particulares de preparação para o Euro 2024. O início da goleada surgiu por Rafael Leão aos 24 minutos, Matheus Nunes (33`) e Bruno Fernandes (45´). Na segunda parte, Bruma e Gonçalo Ramos aumentaram a vantagem da equipa das quinas, enquanto Gyokeres e Nilsson reduziram para os suecos.

Antes do apito inicial cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de António Pacheco, antigo internacional português, que faleceu quarta-feira.

Num primeiro jogo de preparação para o Euro 2024, Portugal derrotou a Suécia, e convenceu os adeptos com uma excelente prestação. O treinador nacional, Roberto Martínez, fez sete mudanças no 11 inicial que tinha escolhido no último jogo frente à Islândia.

A primeira oportunidade do jogo surgiu por parte do jogador nórdico Isak, que após ultrapassar Bruno Fernandes não conseguiu inaugurar o marcador. Rui Patrício, que voltou a vestir a camisola portuguesa, viu a bola passar muito perto da sua baliza.

Depois deste primeiro aviso a seleção portuguesa pós o pé no acelerador, e com a ajuda dos adeptos o jogo de preparação transformou-se em goleada.

Depois de várias ameaças o golo acabou por finalmente chegar. Gonçalo Ramos serviu de cabeça Bernardo Silva, que tirou da frente o defesa Lindelof, mas o remate embateu no poste. Na recarga, Rafael Leão colocou a bola no canto superior da baliza e inaugurou o placard. O jogador do AC Milan marcou o quarto golo pela seleção.

Aos 33 minutos, deu para perceber que muitas das boas jogadas coletivas podem surgir graças às qualidades individuais de cada jogador português. Bernardo Silva combinou com Rafael Leão, e este deixou para Matheus Nunes que ultrapassou os adversários e com um remate rasteiro e colocado aumentou a vantagem.

Antes do intervalo, o médio do Manchester United, Bruno Fernandes marcou o terceiro da partida e o 20 golo pessoal por Portugal. Um incrível passe de João Palhinha foi parar aos pés de Nélson Semedo, que com a maior das tranquilidades deixou para trás Elanga, e cruzou para Bruno Fernandes. O médio português estava sozinho na pequena área sueca, e finalizou a jogada sem qualquer tipo de marcação.

Na segunda parte, Roberto Martínez colocou em campo António Silva na defesa, Toti Gomes a lateral esquerdo e Bruma no lugar de Rafael Leão. Os segundos 45 minutos serviram para o selecionador nacional utilizar novos modelos de jogo, e gerir o resultado.

Bruma, jogador do SC Braga, entrou e marcou. Aos 57 minutos, Bruno Fernandes fez das suas e roubou a bola a Isak Hien, Bruma apenas teve que colocar a bola no fundo da baliza.

A Suécia não teve muitas oportunidades, mas Viktor Gyökeres reduziu a diferença de golos. O avançado leonino chegou aos 39 golos esta época, apesar de pouco se ter visto do jogador durante os 90 minutos.

Gonçalo Ramos carimbou o quinto da seleção, aos 61 minutos, depois da segunda assistência de Nélson Semedo. Em cima dos 90 minutos, Nilsson ainda marcou o segundo para os suecos, que se antecipou a António Silva e, de cabeça, apontou o 5-2 final em Guimarães.

Com este amigável, a seleção portuguesa garante a 11º vitória em 11 jogos. O próximo jogo será terça-feira, dia 26, frente à Eslovénia. 

Texto: Eduarda Paixão
Imagem: SIC Notícias