Preço do cabaz alimentar desce perto de um euro

Preço do cabaz alimentar desce perto de um euro

No início de janeiro deste ano chegou ao fim a medida de apoio do IVA zero. Tal significa que todos os produtos do cabaz dos alimentas básicos, composto por 44 artigos, volta a custar mais 6%. Contudo, os preços parecem estar novamente a descer.

Nos dias seguintes ao término da providência, houve uma subida de quase 7 euros no cabaz abrangido pelo IVA Zero. No entanto, na última semana, deu-se uma descida de 3,5%, passando agora o mesmo a custar cerca de 236 euros, um euro a menos que na semana antes.

A Deco Proteste, que tem analisados os preços regularmente desde 2022, revela ainda que alguns dos produtos que foram também abrangidos pela medida viram os seus valores a ser reduzidos nos últimos tempos.

Todavia, existem produtos que permanecem em valores muito elevados, como é o caso de maçãs, laranjas e carne de porco. Maior é ainda a diferença quando comparando a preços do ano anterior.

No caso do azeite, o aumento foi ainda mais notável (cerca de 70%) passando este a custar aproximadamente mais onze euros do que antes.

Também como é esperado o valor dos cereais, exportados pela Ucrânia, continuam com valores excessivos.

Texto: Ana Margarida Silva

Imagem: DR