UTAD promove lançamento do primeiro Dicionário Geral da Língua Nyungwe

UTAD promove lançamento do primeiro Dicionário Geral da Língua Nyungwe

No próximo dia 21 de fevereiro, será lançado o Dicionário Geral Monolingue da Língua Nyungwe (Gwanga la Mafala ya Ncinyungwe), na sequência do 20º aniversário do Centro de Estudos em Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A sessão, realizada também no Dia Internacional da Língua Materna, começa pelas 14h do dia 21 de fevereiro, na Sala de Atos (2.19) do polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS). O lançamento conta, ainda, com a presença do autor da obra, Sóstenes Valente Rego, e a participação online do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.

O diretor do CEL, Gonçalo Fernandes, afirma tratar-se “do primeiro dicionário monolingue de uma língua de um país africano de língua oficial portuguesa e o quinto de qualquer língua africana“.

Falado por uma parte significativa da população em Moçambique, nomeadamente na província de Tete, este idioma integra o grupo das línguas bantu, que se caracterizam por uma estrutura gramatical e um vocabulário partilhados.

O CEL avança para o lançamento desta obra, na sequência das comemorações do ano 20 da sua existência, de forma a ajudar a preservar a língua Nyungwe.

Redação

Imagem: Direitos Reservados