No passado dia 7 de dezembro ocorreu, no Auditório do Pedrinhas, a Assembleia Geral Extraordinária para a eleição dos 4 elementos da comissão eleitoral que terão de gerir todo o processo eleitoral para os Órgãos Sociais da Associação Académica da UTAD (AAUTAD).
Através de convocatória, o então Presidente da Mesa da Assembleia, Artur Mateus, deu início a mesma às 18:30h. Inicialmente, esta ocorreria a partir das 18:00h, não se tendo verificado quórum.
As candidaturas para a comissão ocorreram até o passado dia 5 de dezembro, através de envelope selado dirigido ao Presidente da Mesa da Assembleia respeitando o Regulamento Eleitoral da AAUTAD.
Após a votação realizada durante a Assembleia, as candidatas, Ana Mendes de Engenharia Informática; Beatriz Cardoso de Enologia; Margarida Miranda de Biologia e Matilde Morais de Enfermagem foram eleitas com 9 votos a favor.
A comissão eleitoral detém a função de definir em conjunto as datas das candidaturas das listas e a aprovação das mesmas para a liderança da Associação Académica da UTAD, assim como determinar as datas do futuro dia da eleição. Também, tem de acompanhar todo o processo eleitoral e garantir o seguimento do Regulamento.
No dia 11 de dezembro, foi tornado público o Calendário Eleitoral que compreende todas as datas desde a entrega de listas até à ida às urnas. Até à passada quinta-feira, 14 de dezembro, apenas uma lista deu entrada em sede da AAUTAD.
A Campanha Eleitoral decorrerá entre os dias 29 de dezembro e 8 de janeiro, ficando o dia 9 de janeiro reservado à reflexão e a ida às urnas acontecerá a 11 de janeiro.
Texto: Catarina Faria
Imagem: Joaquim Duarte