Proposta do PSD/Vila Real de redução dos Impostos Municipais chumbada por executivo

Proposta do PSD/Vila Real de redução dos Impostos Municipais chumbada por executivo

No dia 16 de novembro, numa reunião de câmara, o Partido Social Democrata (PSD) apresentou uma proposta de redução de Impostos Municipais que foi reprovada pelos vereadores socialistas.

O PSD apresentou uma proposta que previa a redução da taxa de IMI de 0,39% para 0,37% e ainda, a devolução de 1,5% de IRS às famílias. Estes afirmam que o executivo socialista de Vila Real não vê que as famílias “vivem mensalmente no seu limiar orçamental” devido às altas taxas de juro e ao aumento dos bens de primeira necessidade que, apesar do cenário de incerteza socioeconómica que se vive, recusando a descida de impostos. Acusam também o executivo Socialista de continuar a declinar aplicar medidas fiscais que iriam ajudar as famílias de Vila Real a “aligeirar a asfixia financeira em que vivem”.

No ano passado, o partido socialista apelidou de “populista” a proposta do PSD, menosprezando a descida no IRS e do IMI. No entanto, a sua opinião mudou e o IMI desceu 0,005%, considerando-se insignificante face à atualidade.

Texto: Paula Martins

Imagem: DR