Em mais uma jornada para a Liga Portugal Betclic, o GD Chaves conseguiu a sua primeira vitória para o campeonato em casa do FC Arouca, por 0-2.
FC Arouca e GD Chaves encontraram-se para a 7ª jornada da Liga Portugal Betclic no Estádio Municipal de Arouca, numa tarde de verão em pleno outono. O treinador da equipa da casa, Daniel Ramos, chegou a esta partida com o objetivo de conquistar a primeira vitória para a liga desde a 1ª jornada (4-3 contra o Estoril), frente a um clube que já treinou, o GD Chaves, comandado por Moreno, que ainda procurava, não só a primeira vitória da liga, como também da época.
Neste que ainda só foi o segundo jogo de Moreno a liderar a equipa transmontana, foi possível ver um Chaves ainda a tentar organizar as suas ideias em campo, com uma equipa compacta e organizada, mas também recuada, sempre cautelosa e sem correr grandes riscos, daí a maior parte do primeiro tempo não ter tido grandes oportunidades para nenhumas das equipas, apesar dos arouquenses terem dominado mais a bola e de terem tentado mais o golo.
Contudo, já no final da primeira parte, David Simão levou cartão vermelho por protestos, deixando os Lobos de Arouca com menos um jogador.
Depois do intervalo, os Valentes Transmontanos queriam aproveitar a superioridade numérica em campo e então abriram-se mais, resultando na criação de mais ataques.
Com apenas seis minutos de jogo desde a retoma da partida, Javi Montero atinge a bola com a mão dentro de área, fazendo o árbitro assinalar grande penalidade para os Flavienses. Héctor Hernández foi quem se responsabilizou por converter a penalidade máxima, acabando por colocar o Chaves à frente do marcador, através de um remate junto ao poste direito de Arruabarrena, levando de seguida um cartão amarelo por provocações ao adversário.
A partir daí, o Arouca viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo, mas o Chaves conseguiu controlar o jogo, não permitindo a equipa da casa criar muitas oportunidades.
Já no minuto 85, João Correia marca o segundo golo para a equipa visitante, com Arruabuarrena ainda a tocar na bola, isto depois de um passe vindo da esquerda de Héctor Hernández.
Não houve mais alterações no marcador e assim o GD Chaves alcança a primeira vitória não só na liga como também na época, atingindo também o primeiro jogo da época sem sofrer golos, sendo importante mencionar que têm a pior defesa do campeonato (19 golos).
O próximo jogo do clube transmontano é frente ao Gil Vicente, no dia 7 de outubro às 15h30, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a Liga Portugal Betclic.
HOMEM DO JOGO
Steven Vitória
Central de muita experiência, que ainda há uns meses representou o Canadá no Campeonato do Mundo. Mostrou que ainda tem qualidade apesar da idade avançada. Na primeira parte, impediu dois golos do adversário com o seu corpo e no segundo tempo foi muito importante nas ações defensivas do GD Chaves, tendo liderado bem a equipa até ao final do jogo.
Texto: Rodrigo Martins
Imagem: LUSA