Verstappen dominou este domingo no Japão e venceu a corrida, com a Red Bull a ser campeã do mundo de construtores, o pódio fica completo com Norris e Piastri da Mclaren.
A corrida começou, na frente foi todo limpo, mais para trás no plutão houve alguns toques entre carros.
O safety car foi chamado a pista, pois o asfalto ficou cheio de pequenos pedaços de dano após um toque entre Albon e Bottas.
No recomeço de Safety Car, Verstappen fugiu com a liderança. Bottas foi ainda á gravilha após um toque de Sargeant, o piloto americano teve mais tarde uma penalização de 5 segundos.
Na final da 5° volta e início da sexta, Russel ganhou a posição a Hamilton, mas Hamilton respondeu e recuperou o sétimo posto.
Na nona volta, Bottas parou para nas boxes para abandonar. Na décima primeira volta, Ocon passou Magnussen e subiu a 11°.
Na volta 12, Pérez e Magnussen bateram, este incidente despertou o Safety Car virtual, por causa dos destroços na pista. Mais tarde, o piloto mexicano parou depois nas boxes para abandonar.
Na 16° volta, Piastri subiu a sétimo após passar Gasly. Na volta 18, Stroll subiu a décimo terceiro ao passar Hulkenberg. Na volta seguinte, Russel foi ultrapassado por Verstappen e perdeu a liderança.
Leclerc subiu ainda quinto, após ultrapassar Ocon. Na volta 21, o seu colega de equipa, passou Alonso e Ocon e subiu a sexto. Na volta a seguir, o espanhol da Aston Martin e o francês de Alpine, perderam ainda mais uma posição para Hamilton.
Na volta 22, stroll parou nas boxes e abandonou a corrida. Na vigésima sexta volta, Russel ultrapassou Alonso e subiu para sétimo. Sargeant parou ainda nas boxes para abandonar, sendo o quarto piloto a faze-lo.
Na volta seguinte, houve troca de pilotos da Mclaren, com Piastri a cair para trás de Norris, para terceiro. Albon parou ainda para abandonar, a juntar-se a um leque de pilotos que fez o mesmo.
Na trigésima volta, Alonso passou o piloto da casa e subiu a nono. Á volta 40, Pérez regressa a pista. Na volta seguinte, Piastri ultrapassa Russel e sobe ao último lugar do pódio.
Á volta 45, Russel caiu mais um lugar após perder posição para Leclerc. Na volta 49, perdeu posição para colega de equipa, na volta a seguir perdeu para Sainz.
Corridas as 53 voltas, Verstappen domina e vence o Grande Prémio do Japão e ajuda a Red Bull a conquistar o campeonato do mundo de construtores, Norris e Piastri da Mclaren completam o pódio.
Leclerc, Hamilton, Sainz, Russel, Alonso, Ocon e Gasly completam o Top 10. A volta mais rápida foi para Verstappen e o prémio de piloto do dia ficou para Piastri.
A Fórmula 1 regressa daqui a duas semanas, de 6 a 8 de Outubro, com o Grande Prémio do Qatar, com transmissão na SportTV 4.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: AFP