Rio Ave FC 2×0 GD Chaves – Desportivo entra com o pé esquerdo.

Rio Ave FC 2×0 GD Chaves – Desportivo entra com o pé esquerdo.

Jogava-se hoje, no Estádio do Rio Ave em Vila do Conde, a 1ª jornada entre Rio Ave e o Grupo Desportivo de Chaves. A equipa vilacondense não vencia a 1ª jornada na primeira liga há 4 anos. Do outro lado, a equipa transmontana nunca havia vencido em vila do conde.

Com várias alterações no plantel em relação à época anterior, o conjunto flaviense entrava para este jogo para conquistar os primeiros 3 pontos do campeonato.

Os primeiros 15 minutos foram de domínio total da equipa flaviense, até ao momento alto da partida, Bruno Langa, foi expulso pelo árbitro, Ricardo Baixinho.

O jogo inverteu o sentido e era o Rio Ave que procurava o golo, forçando a equipa transmontana a colocar os 10 jogadores atrás da linha da bola.

No entanto, apenas ao minuto 29, o Rio Ave chegou à baliza do Chaves com verdadeiro perigo, Hernâni rematou o esférico que passou muito perto do poste direito da baliza de Hugo Souza.

O jogo ia para intervalo empatado a 0.

Com o recomeço do jogo foi notória a intensidade colocada pelo conjunto vilacondense, que foi desde cedo à procura do golo inaugural da partida.

Ao minuto 50, costinha cruzou para Fábio Ronaldo que rematou para uma bela defesa de Hugo souza, que desviou a bola para canto. No seguimento do canto, Joca remata à trave da baliza transmontana.

Ao minuto 59, Joca coloca a bola em Fábio Ronaldo que com a baliza “aberta” rematou à trave. Após analisar o lance, o VAR alertou o árbitro da partida para um potencial toque de Sylla em Fábio Ronaldo. Após ver as imagens, Ricardo Baixinho apontou para a marca dos 11 metros.

Leonardo Ruiz chamado à marcação, não tremeu perante o guarda-redes transmontano.

Ao minuto 65, Guga descobriu espaço no meio e rematou para mais uma bela intervenção de Hugo Souza.

Ao minuto 87, o Chaves colocou a bola no fundo das redes da baliza de Magrão, guarda-redes vilacondense. No entanto o golo viria a ser anulado pelo árbitro da partida por fora de jogo.

Ao minuto 90+7, Sávio a descobrir espaço pela esquerda e a cruzar a bola para Zé Manuel que garantiu a vitória do Rio Ave, fazendo assim o 2 a 0.

De frisar um ponto importante, Andreia Sousa foi a primeira árbitra assistente de sempre a marcar presença num jogo oficial da Primeira Liga portuguesa.

Com esta vitória, o Rio Ave soma assim os seus primeiros 3 pontos enquanto o Chaves mantém ainda os 0 pontos.

No dia 20 o Rio Ave defronta o Estoril pelas 15:30 no Estádio Antônio Coimbra da Mota. Já o Grupo Desportivo de Chaves recebe o SC Braga em casa, dia 19 às 18h. 

HOMEM DO JOGO
Hugo Souza

Embora não tenha evitado a derrota, o destaque vai para o guarda-redes flaviense, Hugo Souza, que encheu a baliza transmontana, evitando várias ocasiões flagrantes de golo por parte do Rio Ave. Sempre muito seguro nas suas saídas entre os postes e a demonstrar uma grande facilidade a jogar com os pés.

Texto: Guilherme Paz
Imagem: RTP e MaisFutebol