Realizou-se, nos dias 16 e 17 de junho, a edição de 2023 do festival Rock Nordeste, tendo como protagonistas Cláudia Pascoal e Cassete Pirata.
O festival foi aberto pelos Grand Pulsar, no Palco Teatro de Vila Real, ao início da noite, sendo seguidos por Criatura, uma banda que mistura rock com música medieval, já no Palco Parque Corgo. O grande nome da primeira noite foi Javiera Mena, uma artista de eletropop latino que, em 2015, foi nomeada para o Grammy Latina com a canção ‘Otra Era’. O DJ Tiago Tocha foi o responsável por encerrar da melhor maneira a primeira noite.
A abertura do segundo dia deu-se três horas mais cedo do que no dia anterior, por volta das 18 horas, com a apresentação dos Sal, no Palco Parque Corgo, seguido dos Bizu Coolective, para um Parque Corgo ainda despido, se compararmos com as multidões que se juntaram para os cabeças de cartaz. Joana Espadinha, teclista dos Cassete Pirata mas que, como cantora, já participou uma vez no Festival da Canção da RTP, apresentou-se a solo no Palco Teatro de Vila Real, enquanto o Palco Parque Corgo preparava-se para receber Cláudia Pascoal.
A decoração do palco para a representante portuguesa na Eurovisão de 2018, foi bastante singular: foi preparado um palco com muita cor e elementos bastantes pessoais à cantora e à temática das suas músicas, que trouxe para Vila Real as suas mais recentes músicas e os sucessos já conhecidos.
Os Cassete Pirata subiram ao palco já depois da meia-noite, liderados pelo guitarrista e vocalista Pir, num concerto que animou todos os que estavam no parque, até quem não conhecia as músicas do grupo. O espírito de presença da banda era grande, tendo o baterista João Pinheiro, um dos músicos mais enérgicos da noite, procurado incentivar o público a cantar e saltar ao longo da apresentação.
DJ Lucky foi o artista que encerrou de vez esta edição do festival Rock Nordeste, com um estilo muito próprio, influenciado na música negra, como jazz, funk, soul e reggae.
Miguel Vinagreiro
Imagem: José Pedro