Europeu sub-21 | Portugal empata e complica apuramento

Europeu sub-21 | Portugal empata e complica apuramento

Portugal empatou, esta tarde, diante dos Países Baixos a um golo, naquele que foi o seu segundo jogo do Europeu sub-21. A seleção das quinas colocou-se em vantagem em primeiro, mas acabou por permitir o empate, complicando assim o apuramento.

Portugal fez três alterações relativamente à equipa da última partida. Saíram Tomás Araújo (castigado), Afonso Sousa e Vitinha, dando entrada para André Amaro, Samuel Costa e Fábio Silva.

Os Países Baixos entraram melhor na partida, assumindo a iniciativa e defendendo com um sistema alto, impondo o seu domínio. Com isto, ao minuto 11, o primeiro susto para Portugal. Surgiu o golo, mas foi anulado por fora-de-jogo da seleção visitante.

Portugal criava perigo nos espaços, a romper através de bolas longas nas costas da defesa adversária, onde o principal alvo era Pedro Neto. Foi daí que nasceu o golo de Portugal. Aos 20 minutos, Tiago Dantas, com todo o mérito, lançou Pedro Neto na profundidade, que ganhou a bola, temporizou e cruzou para André Almeida, que ficou em posição privilegiada e disparou a bola para dentro das redes. Estava feito o 1-0 para a seleção.

Terminada a 1º parte, fica a marca do domínio dos Países Baixos, mas sem conseguir marcar golo, por muita consistência coletiva superior sem bola por parte de Portugal. A seleção das quinas encontrou o caminho para o golo, através da construção mais longa e a procura da profundidade.

Com o início da 2º parte, os Países Baixos fizeram duas substituições para tentar modificar o resultado. A seleção neerlandesa entrou muito forte com algumas oportunidades por parte de Wout Burger, recém entrado e Kenneth Taylor.

Com esta entrada muito forte, Rui Jorge decide fazer 3 substituições. Abdicando da dupla da frente, por um ataque mais móvel, composto por Diego Moreira e Francisco Conceição e para ajudar no meio campo, Paulo Bernardo.

Os Países Baixos apesar de estarem por cima do jogo, não conseguiram replicar a mesma intensidade e qualidade de jogo que criaram na primeira parte e com isso nenhuma situação de grande perigo surgiu para uma defesa que estava bastante coesa.

Contudo, a persistência neerlandesa levou o resultado para o empate, ao minuto 77, numa sequência da marcação de um pontapé de canto, Wouter Burger ganha a bola ao primeiro poste e assiste de cabeça para Brian Brobbey, que não falhou e atirou para o fundo das redes.

Após o empate, o jogo ficou muito equilibrado, sem grandes oportunidades das duas partes, só aos 91 minutos remate de Francisco Conceição, mas defesa atenta do guarda-redes Verbruggen.

Até ao final, não existiu mais nenhuma situação de golo e assim, o jogo termina empatado a uma bola, com uma imagem de pouca ambição e de incapacidade ofensiva por parte de Portugal.

Com este resultado Portugal fica no quarto e último lugar do grupo A com um ponto, com a obrigação de vencer a Bélgica para conseguir a qualificação para os quartos-de-final do Europeu sub-21.

HOMEM DO JOGO
Alexandre Penetra


Jogo muito bem conseguido a nível defensivo. Esteve coeso defensivamente, não deixando Brobbey jogar, leu muito bem o jogo sem bola, dobrou Zé Carlos na direita. Esteve calmo e confiante com bola.

Texto: João Queirós
Imagem: Direitos Reservados