Decorreu dia 25 de Abril, pelas 17:00 horas, no Jardim da Carreira junto ao Parque Infantil, a concentração “25 de Abril Sempre!”, com o propósito de proceder às celebrações comemorativas do Dia da Liberdade.
Durante o evento, que durou cerca de uma hora e meia, diversos cidadãos foram-se juntando, movidos pelas divulgações feitas nas redes sociais e por cartazes espalhados em diversos pontos da cidade. A iniciativa partiu de um estudante da UTAD, José Neves, com o apoio da professora Mila Simões de Abreu. Ao longo do evento foram partilhadas histórias e experiências pessoais sobre o 25 de Abril, sobre os tempos anteriores e de agora, enquanto a música de Zeca Afonso reverberava. Vozes que viveram a revolução e os seus tempos imediatos discursaram, e também os mais jovens que colheram os frutos da Revolução.
A comunidade brasileira discursou, relatando a recente situação política no Brasil. Ocorreu uma distribuição de cravos para os participantes no evento e recolheram-se assinaturas para duas petições, uma delas para atribuir o nome de “Panificadora Nadir Afonso” à rotunda existente ao lado do parque de estacionamento do Lidl, lugar onde este edifício se situava antes de ser demolido, e outra para pedir a suspensão do alcatroamento da Ecopista do Corgo, na zona da via férrea, cujas obras para a construção de uma ciclovia se encontram atualmente a decorrer.
Cantou-se a Grândola a uma só voz para finalizar o convívio da concentração, e pelas 18:30h houve a desmobilização.
Texto: José Neves
Imagem: José Neves