Sergio Perez venceu, nesta tarde, o Grande Prémio do azerbeijão, naquela que foi uma corrida marcada pela um ponto da volta mais rápida. Vestappen, da Red Bull e Leclerc, da Ferrari, completam o pódio.
Ocon e Hulkenberg partiram para esta corrida do pit lane, com a frente da grelha de partida a ser Leclerc por ter conquistado a pole na sexta-feira e Vestappen ao seu lado.
As luzes apagaram-se e a corrida começou com Russell, Sainz e Gasly a ganharem bastantes posições com um bom arranque de corrida, na curva dois houve alguns percalços, mas nada que afetasse a corrida dos pilotos, Bottas foi o piloto que saiu prejudicado no arranque, a perder muitas posições e a cair para último. Os Mercedes tentavam se aproximar dos da frente, só que o monolugar aprecia não ter potencia suficiente, por causa do ar sujo.
Na terceira volta Vestappen acabaria por chegar a liderança do grande prémio.
Passado três voltas era a vez de Perez ultrapassar o monegasco e ascendia à segunda posição, mostrando assim a fantástica velocidade de ponta dos Red Bull.
Os mercedes vinham a ter dificuldades em manter o ritmo de corrida, com Leclerc a distanciar-se volta após volta.
Bottas e Albon foram os primeiros pilotos a mudarem de pneus, na volta seguinte, Sargeant, Piastri e Tsunoda foram colocar pneus duros nos seus monolugares.
Logo a seguir, De Vries embate contra o muro da curva cinco partindo a roda dianteira esquerda levando-o, assim, à sua primeira desistência enquanto piloto da fórmula 1. Entretanto entra o Safety Car, mau sinal para Vestappen que tinha, poucos segundos antes, entrado nas boxes para mudar de pneus. O seu colega de equipa Perez aproveitou e bem esse deslize da equipa da Red Bull perante o neerlandês, com isto, outros pilotos vieram às boxes para aproveitar o período de Safety Car, já que ninguém podia ultrapassar o delta.
O carro de segurança voltou para as boxes a meados da volta 13, com Perez no comando da corrida, o mexicano surpreendeu todos com o arranque, que Vestappen aproveitou e ultrapassou o piloto da Ferrari, que estava na segunda colocação e Alonso forçou a passagem sobre Sainz que levou melhor o piloto da Aston Martin.
Stroll bate contra o muro da curva cinco, deixando a sua assa dianteira um pouco danificada, onde a pouco o neerlandês da AlphaTauri tinha embatido.
O canadiano, na volta 17, volta a cometer um erro deixando o seu monolugar fugir de traseira na curva 16, aproveitando assim o piloto britânico, Lewis Hamilton, para o ultrapassar com o DRS na reta da meta.
Contudo os pilotos vinham a manifestar algum desagrado com os pneus, por estes não terem a aderência desejada dos pilotos, já que os pneus duros deveriam ser mais compactos e eficazes.
Chegávamos ao meio da corrida, com Ocon liderar o segundo pelotão, com Hulkenberg na sua traseira, já que ambos partiram do pit lane e ainda não tinham mudado de pneus, estando assim nos dois últimos lugares pontuáveis.
A 14 voltas do fim Zhou acabaria por desistir da prova, neste que foi um fim-de-semana infeliz para o piloto chinês.
A dez voltas do fim da corrida havia uma batalha interessante pelo quinto posto entre Sainz e Hamilton, já mais atras Ocon e Hulkenberg tardavam a ida aos boxes e os seus pneus já a dar as últimas e a perderem ardência.
A seis voltas do fim, Hulkenberg foi o piloto que mais sofreu com a retarda ida as boxes e foi perdendo posições, volta apos volta.
E até ao fim da corrida ia havendo uma disputa interessante por um ponto, sim um ponto, pela volta mais rápida da corrida. Ora fazia Vestappen, ora fazia Alonso e até mesmo o Leclerc. Mas foi na ultima volta que Russell acabou com a brincadeira fazendo 1:43:370 com pneus de banda vermelha.
Completadas as 51 voltas no mítico circuito de Baku, a vitoria caiu sobre o mexicano “Checo” Perez, com o segundo lugar o seu colega de equipa Vestappen e a fechar o pódio foi Leclerc, o restante do top 10 foi Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Norris e Tsunoda.
Piloto do Dia
O piloto do dia escolhido pelo público foi o Perez pela sua tranquilidade e concentração de não cometer um erro ao longo das 51 voltas.
Voltaremos para a proxima semana com a corrida no Grande Premio de Miami nos dias cinco, seis e sete de maio, com transmissão em direto na SPORT TV 4.
Texto: Fernando Morais
Imagem: DR