A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro criou uma rede global de embaixadores, com o intuito de envolver os antigos estudantes da academia. São 37, os embaixadores, espalhados pelos cinco continentes.
Os embaixadores, que estão distribuídos por 28 países, têm a missão de promover, divulgar e representar a UTAD. O grande objetivo é afirmar a academia transmontana como um destino universitário cada vez mais global. Os embaixadores podem dinamizar atividades e eventos com a intenção de integrar os diplomados da UTAD e captar novos estudantes.
Para Emídio Gomes, reitor da universidade, “ao longo de várias gerações, foram muitos os estudantes que fizeram a sua formação na UTAD e cada qual é, hoje, um capital humano inalienável e um ativo crucial para a construção do futuro da UTAD. Com esta rede, embaixadores e UTAD reforçam a sua ligação para a vida”.
Os antigos estudantes, que têm diferentes formações académicas, vão, a partir das cidades onde residem, ou de onde são naturais, reforçar a cooperação entre a UTAD e outras instituições académicas, científicas, associativas e empresarias, bem como desenvolver atividades de mentoria e promover oportunidades de emprego e de empreendedorismo.
A Rede de Embaixadores Alumni UTAD junta antigos e atuais estudantes, nacionais ou internacionais, numa “ligação para a vida”. A adesão é livre e voluntária, podendo acontecer também por convite direto do reitor da UTAD.
Texto: Marcos Vilaça
Imagem: UTAD