Fórmula 1 | Verstappen vence corrida caótica na Austrália

Fórmula 1 | Verstappen vence corrida caótica na Austrália

Max Verstappen venceu, nesta madrugada, o Grande Prémio da Austrália, naquela que foi uma corrida bastante caótica. Hamilton, da Mercedes e Alonso, da Aston Martin, completam o pódio.

Arranque sem problemas até que, na curva 3, Russel subiu a primeiro e Leclerc saiu para fora da pista, após um toque num dos Aston Martin e ficou preso na gravilha, despertando um safety car. Vários pilotos aproveitaram para parar, no período de safety car. No recomeço, Russel continuou a liderar.

Perez subiu a 16°, a começar a sua tentativa de recuperação. Alex Albon bateu na curva 6 e despertou mais um safety car. Mais uma vez, os pilotos aproveitaram para parar.

Passado um pouco, foi lançada a bandeira vermelha, para poderem retirar o carro de Albon com segurança e para retirar a gravilha da pista. Durante o período de bandeira vermelha, os pilotos aproveitaram para trocar de pneus. Russel, que tinha parado durante o período de Safety Car, perdeu seis posições, descendo a sétimo, Hamilton foi quem herdou a primeira colocação.

No recomeço de corrida, Hamilton manteve a primeira posição e Nick De Vries teve uma pequena saída, mas continuou.

Na volta 11 Sainz ganhou a posição a Norris e subiu a nono, na volta seguinte subiu a oitavo depois ultrapassar Tsunoda. Verstappen ultrapassou Hamilton e recuperou o primeiro lugar.

Russel passou Gasly e subiu a quarto, perez subiu ainda a 15º e Sainz ganhou mais umas posições e subiu a sexto.

Perez volta a ganhar mais duas posições, ultrapassando Magnussen e Zhou.

O carro de Russel começou a arder e parou o carro em frente a via das boxes, despertando um virtual safety car.

Em três voltas, Perez subiu a nono, após passar Ocon, Piastri e Tsunoda.

Na vigésima quinta volta, Sainz subiu a quarto, depois de ultrapassar Gasly, na 27° volta Ocon subiu a 11°, depois de ultrapassar Piastri, subiu depois a 10° ao ultrapassar Tsunoda.

Piastri subiu a 11° ganhando a posição a Tsunoda á volta 29, na volta 44 perez subiu a oitavo depois de passar por Norris, logo após passou Hulkenberg e subiu a sétimo.

Na volta 47, Verstappen cometeu um pequeno erro e saiu ligeiramente da pista, mas continuou depois sem problemas maiores.

À volta 51, Norris ganha a oitava posição a Hulkenberg, na volta 54, Magnussen ficou sem um pneu ao bater na parede, o que motivou as bandeiras amarelas, o carrou parou perto de uma zona de extração, mas o pneu ficou no meio da pista e o safety car entrou em pista, evoluindo, depois, para uma bandeira vermelha.

A bandeira vermelha saíu a 3 voltas do fim. No recomeço da corrida, o arranque foi caótico. Verstappen manteve a primeira posição, os dois Alpines ficaram de fora ao baterem um no outro, De Vries e Sargeant foram à gravilha, Alonso e Stroll saltaram para fora dos pontos, os Alfa Romeo nos pontos, Hulkenberg subiu a quarto e Tsunoda a quinto, saiu mais uma bandeira vermelha após toda esta confusão.

Com um novo recomeço os carros voltaram a ordem em que estavam antes do outro recomeço e fizeram esta última volta atras do safety car.

Completadas as 58 voltas, Verstappen vence um caótico grande prémio da Austrália, com Hamilton, da Mercedes e Alonso, da Aston Martin, a completarem o pódio. Stroll, Perez, Norris, Hulkenberg, Piastri, Zhou e Tsunoda completam o Top 10. Perez levou a volta mais rápida e o prémio de piloto do dia.

Texto: Gonçalo Sousa

Imagem: Direitos Reservados