Nos passados dias sete e oito de março, o Núcleo de Estudantes de Educação Básica (NEEB) organizou as I Jornadas Internacionais de Educação Básica.
As jornadas aconteceram no Auditório das Pedrinhas e contaram com a presença de diversos docentes e convidados, com experiência a nível nacional e internacional.
Entre os convidados, estiveram presentes Daniela Ramos Gonçalves, Xosé Cid Fernández, Paulo Moreira, Andreia Zompero, José Luís Pinto, Carlos Varela, Armando Ribeiro Félix, Ricardo Manuel Montes, Joaquim Escola e Vasco Alves de Sousa, que falaram sobre as problemáticas da profissão, como ingressar na área e transmitiram a sua experiência aos alunos de Educação Básica.
A presidente do NEEB, Patrícia Fernandes, admite que tiveram “uma boa adesão” e que “no primeiro dia quanse [conseguiram] encher o Auditório”, algo impressionante dado que são “um curso pequeno”.
Acrescenta que “ficou bastante surpreendida” com a presença forte dos alunos e que os oradores escolhidos encaixaram na perfeição nos temas abordados. Deixa, também, um agradecimento à direção de curso: “foram incansáveis e, sem dúvida, uma mais valia para todo o sucesso destas jornadas”.
Bárbara Silva é aluna de Educação Básica, integrante no NEEB e teve participação ativa no desenvolvimento das jornadas. Admitiu que a adesão foi bastante positiva e que conseguiram ter a presença internacional que procuravam. Acrescentou ainda que “a primeira palestra foi a que teve mais gente”.
O evento contou com Beatriz Noronha na sua apresentação. A aluna de Ciências da Comunicação apresentou as jornadas de Educação Básica pelo segundo ano, desta vez no formato internacional. “Acho importante termos a presença de diferentes nacionalidades, para termos uma noção daquilo que é a educação nos outros países.”, admitiu. Acrescentou que “há um ou outro tema” que lhe custa mais perceber, por ser de uma área diferente, mas, no geral, sente-se “completamente à vontade em perceber o que eles dizem”.
O evento terminou com direito a um lanche de convívio, com os participantes.
Texto e Imagem: Diogo Linhares