Deu-se por terminada, na passada sexta-feira, dia três de março, a UTAD Summit.
Os últimos três dias do evento foram cheios de atividades, que visaram enriquecer o conhecimento de todos aqueles que decidiram participar.
1/3 – Dia 3
A manhã do terceiro dia foi passada na Aula Magna.
Às 9h30, a Gold Energy iniciava a sua palestra sobre “Energia e Sustentabilidade: do Autoconsumo à Mobilidade Elétrica”. Já às 11h, e com o auditório cheio, acontecia a primeira Round Table do dia, num debate moderado apelidado de “Chat GPT: Implicações no Ensino Superior”.
A tarde começou com a Tertúlia do patrocinador principal do evento, Optare Solutions, sobre “Escolhe a tua carreira de futuro”. Aconteceu na Aula Magna, pelas 14h30, e houve bastante interação com o público.
Às 16h do terceiro dia, ocorriam dois eventos paralelos. Na biblioteca, a Neoception dava a sua palestra sobre “Intralogística e Inteligência”. Já na Aula Magna, acontecia uma palestra de Comunicação e Multimédia, com Nuno Azevedo. O tema “A emancipação audiovisual e o mercado de trabalho” encheu metade da Aula Magna. Nuno Azevedo pede que “continuem a apostar em projetos pessoais”.
Estas foram as últimas atividades do dia, que se encerrou com a já habitual Sessão de Fecho. No terceiro dia foi sorteada uma pulseira para a semana académica, que acabou no pulso de um aluno de Engenharia Informática.
2/3 – Dia 4
Ao quarto dia, a Aula Magna deixou de ser o espaço principal do evento. Assim, a Sessão de Abertura deu-se, pelas 9h, na Biblioteca.
Às 9h30, a Arquiconsult deu início ao Workshop “Find Arqui Key Code”, na Biblioteca.
Às 11h, os participantes rumaram ao Polo I da Escola de Ciências e Tecnologias. Na sala G0.08, a Optare Solutions dava início a uma atividade exclusiva e customizada, chamada de “Star Wars API”.
A tarde do quarto dia começou às 14h30, com uma palestra da Softinsa IBM, na Escola de Ciências e Tecnologia, e um Workshop da Outsmartis, na Biblioteca.
“A Evolução do Setor Energético” foi o Workshop que encerrou o dia. A atividade da Gold Energy aconteceu às 16h, na Biblioteca.
O sorteio diário foi de uma trotinete elétrica, Urbanglide Troti Ride 85+, sorteada na sessão de encerramento do dia.
3/3 – Dia 5 (último)
O último foi mais curto que os restantes. Isto porque, como já é tradição, à noite ocorre a Tainada da UTAD Summit e os preparativos foram feitos duram a tarde.
Às 9h30, na sala G0.08 do Polo I da Escola de Ciências e Tecnologia, a Openvia deu a palestra “Mobilidade/Software e micro-serviços”. Ao mesmo tempo, mas na Biblioteca a mesma empresa dava um Workshop sobre “Micro-serviços”.
A Aula Magna recebeu a Câmara Municipal de Vila Real para a palestra das 11h. Na Biblioteca, a essa hora, a ActiveSys dava um Workshop sobre “Gestão de Acessos Privilegiados”.
As palestras e workshops davam-se, assim, por terminados. O prémio surpresa foi sorteado na Sessão de Fecho do último dia, pelas 14h. A surpresa sorteada foi um iPad.
João Teixeira, aluno de Engenharia Informática, considera que “o evento alcançou todas as expectativas” e que “contou com a presença de mais de 500 pessoas”. Admitiu também que “foi muito difícil organizar um evento” daquela magnitude, mas que se consideram realizados porque, apesar de se manter fiéis à ideia, conseguiram trazer “algo diferente da primeira edição”.
Leonardo Botelho é o presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática e diz que “esta segunda edição ficará na memória dos participantes” e destaca as interações feitas na Feira de Emprego. “Da parte de informática, conseguimos atingir os nossos objetivos […] de um modo geral, correu bem. Há coisas para melhorar e serão com certeza melhoradas para o próximo ano.”, declara.
Terminou, desta forma, a UTAD Summit que procura voltar, para o ano, para a sua terceira edição.
Cobertura: Joaquim Duarte e Mariana Fernandes
Imagem: Beatriz Machado e Carlos Cardoso
Montagem: Diogo Linhares