Verstappen domina no Barhein.

Verstappen domina no Barhein.

Verstappen com vitória dominadora no Bahrein, Perez completa o 1-2 da Red Bull e Alonso estreia-se na Aston Martin com um pódio.

Um arranque de corrida limpo para todos os carros, Verstappen liderou para a primeira curva, Perez teve um péssimo arranque e perdeu a posição para Leclerc. Houve ainda um toque entre os Aston Martin na curva 4.

Durante as primeiras voltas, Verstappen foi fugindo e criando uma liderança. A partir da sexta volta, Perez entrou no DRS de Leclerc e começou o ataque à terceira posição, após um erro do piloto da Ferrari na volta anterior. No entanto, passadas algumas voltas, Leclerc conseguiu ir embora.

À décima volta, Gasly parou nas boxes e trocou o seu jogo de pneus macios para duros. Houve mais paragens na décima primeira volta, com Alonso a iniciar o ataque a Russel.

Após uma luta incrível em pista, Alonso ultrapassou Russel na décima terceira volta, na mesma volta em que o colega de equipa do piloto inglês da Mercedes é chamado à box. A Ferrari efetuou um double stack bem-sucedido, para pôr um novo jogo de duros em ambos os carros. Russel também parou, mas teve uma paragem terrível.

Na volta 15, Verstappen parou para pôr macios e Alonso para meter duros. Piastri parou também para trocar o volante, mas acabou por se retirar da corrida.

Na décima sétima volta, Alonso subiu ao sexto posto, após uma luta com Bottas, quando tinha Russel a persegui-lo. Na volta seguinte, Perez parou nas boxes para meter macios no seu Red Bull, Russel ainda teve tempo de passar Bottas e continuou a perseguição a Alonso.

Na vigésima volta, Bottas perdeu mais uma posição, desta vez para Stroll, e caiu para a nona posição.

À volta 26, Perez ultrapassou Leclerc após estar várias voltas a aproximar-se do piloto da Ferrari.

Na volta 31, Hamilton e Stroll pararam para meter um jogo novo de duros, na volta seguinte param Sainz e Russel, metendo também duros. Stroll apanhou ainda o piloto inglês da Mercedes, fresco das boxes, e ganhou-lhe a posição.

Leclerc parou na volta 34, também para novos pneus duros; na volta seguinte pararam Perez e Alonso para o mesmo tipo de pneus. De seguida, parou Verstappen também para duros. O trabalho de Verstappen era agora de gerir a liderança.

Após uma épica e clássica luta entre Hamilton e Alonso de várias voltas, à volta 38 o espanhol da Aston Martin levou a melhor na curva número 10, onde é difícil ultrapassar.

Na volta 41, Leclerc encosta na pista após um problema no motor, despertando assim na corrida um VSC (Virtual Safety Car).

Na volta 42, Gasly sobe a nono, tendo vindo de fazer uma corrida de recuperação. Na volta seguinte, Ocon retirou-se da corrida, muito motivado pelas imensas penalizações que levava o piloto francês da Alpine.

Com outra luta épica à volta 45, Alonso ultrapassou Sainz e subiu ao lugar mais baixo do pódio.

Corridas as 57 voltas do Grande Prémio, Verstappen venceu seguido Perez, com Alonso no último lugar do pódio. Sainz, Hamilton, Stroll, Russel, Bottas, Gasly e Albon completam o Top 10, com Piastri, Leclerc e Ocon a não terminarem a corrida. Zhou ficou com a volta mais rápida e, sem surpresa, Alonso levou o prémio de Piloto do Dia.

A Fórmula 1 regressa dentro de duas semanas, entre 17 a 19 de Março, na Arábia Saudita, com transmissão na Sport TV.

Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Red Bull Racing