A 14 de fevereiro, cerca de três mil alfinetes de peito foram distribuídos no município, de modo a comemorar o Dia de S. Valentim.
Já é comum ao concelho transmontano realizar atividades na altura mais romântica do ano. O projeto deste ano foi apelidado de “Levamos o amor a/ao peito” e consistiu em distribuir alfinetes de peito em forma de coração, com trechos de letras de músicas escritas em português.
Nestes alfinetes, temos trechos de músicas de Carlos Paião, Amália, Paulo de Carvalho, Mariza, Carlos do Carmo, Jorge Palma, Luísa Sobral, António Variações, Ana Moura, Sérgio Godinho, Carolina Deslandes, Marco Paulo, Rita Lee, Tom Jobim, Maria Bethânia, Ouro Negro.
Os três milhares de alfinetes foram feitos por elementos da Universidade Sénior de Alijó e pela equipa da biblioteca municipal e distribuídos pelas 14 freguesias do concelho.
A partir da Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro, foi transmitida uma emissão de rádio que começou às 10h e terminou às 17h, tornando a mesma numa espécie de “Praça do amor”. A Rádio Ansiães permitiu a quem se dirigisse ao seu “stand” deixar uma mensagem ou dedicar uma música àqueles que amam.
Todo este movimento vem, segundo a autarquia do distrito de Vila Real, para distribuir o amor, o afeto e a cultura musical lusófona.
O Município de Alijó já tem dinamizado atividades do Dia dos Namorados noutros anos. Em 2021, distribuiu cinco mil cartas de amor, para incentivar a leitura e reatar o hábito de trocar cartas de amor. Já em 2022, distribuíram balões com poemas de amor da autoria dos maiores autores de sempre.
Diogo Linhares
Imagem: CM Alijó