O Chaves deslocou-se e empatou em Vizela, na passada sexta-feira, em jogo a contar para a jornada 20 da Liga Portugal bwin. As equipas chegaram ao jogo com apenas empates entre si, nos últimos quatro jogos. Na última jornada, a equipa de Vítor Campelos obteve a sua primeira vitória desde novembro, contra o marítimo. O Vizela tem três vitórias nos últimos três jogos em casa.
Dá-se o apito inicial e o Chaves entra a pressionar, mas são os Vizelenses os primeiros a causar perigo à baliza. Nuno Moreira recebe a bola na entrada da área e remata à baliza, Steven Vitória consegue recuperar e bloquear com a cabeça. O Vizela começa a controlar a posse e cria mais uma oportunidade de perigo. Kiko Bondoso recebe a bola e acelera em direção à baliza, faz um passe de rotura para Osmajić que tenta devolver ao extremo português, o cruzamento é segurado por Paulo Victor.
A primeira grande oportunidade para os flavienses surge aos pés de Euller, que recebe a bola à entrada da área e remata sem hesitar, a bola passou a raspar o poste da baliza de Buntić.
Mais uma oportunidade para a equipa liderada por Tulipa, desta vez com Raphael Guzzo. O médio internacional sub-21 tirou a bola a Benny e ficou isolado contra Paulo Victor, que fez uma enorme defesa para manter o zero no marcador. Após o lance, Guzzo viu-se obrigado a sair, por lesão muscular. Entrou Álex Mendez para o seu lugar.
A poucos minutos do intervalo, Steven Vitória, de costas, consegue realizar um remate acrobático, mas vê o mesmo direcionar-se à barra. No lance seguinte, o Chaves recupera a bola no último terço e Juninho obriga Buntić a trabalhar novamente, com mais um remate fora da área.
As equipas retornam aos balneários e é a equipa de Tulipa que tem as melhores oportunidades, saltando à vista a oportunidade nos pés de Guzzo.
Já a meio da segunda parte, Bruno Wilson tem nos pés uma excelente oportunidade para marcar. Na sequência de um canto para o Vizela, a bola fica a pingar na pequena área e acaba por cair nos pés do central português, que é surpreendido e não consegue direcionar o remate para dentro dos postes. Poucos minutos depois, grita-se penalti nas bancadas vizelenses. A passe desmarcador de Claudemir, Kiko Bondoso tenta contornar o guarda-redes, que o derruba. Porém, o lance foi anulado por fora de jogo. Paulo Victor saiu mal após o choque e teve de ser assistido pela equipa médica flaviense.
A dez minutos do fim surge mais uma grande oportunidade para o Vizela. Depois de um cruzamento de Kiko Bondoso, Friday Etim consegue passar a bola a Lacava que, frente a frente com Paulo Victor, não conseguiu desviar o remate do pé esquerdo do guardião brasileiro.
Momento caricato da noite. A realização foca o plano no antigo internacional brasileiro Rivaldo, que, recentemente, tem acompanhado a equipa vizelense.
Termina a partida em Vizela. Um empate a zero, visivelmente mais interessante para o Chaves, comprovado pelos festejos flavienses no fim do encontro. Viu-se mais Vizela no jogo, tendo mais posse e oportunidades, mas o Chaves conseguiu sair em contra-ataque, acabando por criar oportunidades perigosas. Por via da SportTV, Kiko Bondoso recebeu o prémio de melhor em campo. Kiko foi uma das principais armas do ataque da equipa de Tulipa, sempre disponível na profundidade, mas sem grandes problemas em descer ao meio-campo, tanto para combinar com companheiros, como para vir buscar a bola, conduzindo para zonas de maior perigo.
Na próxima jornada o Chaves recebe o Sporting, no dia 20, às 19 horas. Já o Vizela desloca-se a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente, no dia 17, pelas 20:15
Texto: Tomás Diniz
Imagem: Direitos Reservados