Investigadoras da UTAD levam ciência aos mais novos

Investigadoras da UTAD levam ciência aos mais novos

O projeto que ocorrerá no próximo sábado, dia 11 de fevereiro, tem como objetivo levar a ciência até crianças e jovens, apoiadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Vila Real e de Peso da Régua.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), marca o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência “fora de portas”. O projeto será levado por investigadoras de diversos setores da UTAD, como Daniela Pinheiro e Mariana Fernandes, do Centro de Química de Vila Real; Isabel Pires e Justina Oliveira, do Centro de Ciência Animal e Veterinária; Sara Santos, do Centro de Investigação em Desporto, Saúde, e Desenvolvimento Humano; e Sílvia Afonso, do Centro de Investigação e Tecnologias Agroalimentares e Biológicas.

O projeto tem como intuito envolver os jovens e crianças dentro do ambiente científico, a partir de pequenas observações. Para os mais pequenos, por exemplo, observar as diferentes fases do crescimento de um feijoeiro, descobrir a anatomia de uma árvore, analisar o interior de uma cereja, são exemplos do que será feito. Já com os jovens, será explorado como é que a criatividade é acentuada pelo “Skills4Genius” e como ela pode contribuir para o desenvolvimento dos jovens cientistas, na área de ciência do desporto.

Já na área de investigação de Medicina Veterinária, o cão Loki será levado e um microscópio será utilizado para se mostrar como é feita uma investigação nesta área.

Através desta comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a UTAD colabora e contribui para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “Igualdade de género”. Desta forma, colabora através da responsabilidade social, para a igualdade entre mulheres e homens, dentro do mercado de trabalho, carreiras nos domínios da ciência, entre outros aspetos.

O programa tem início às 10h e termina às 17h. A programação será a seguinte:

10h | “Pequenos Cientistas, Grandes Descobertas”, com Sílvia Afonso (120 min)
Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real | Rua 31 de Janeiro, nº62, Vila Real

10h | “Cientistas Criativas: Criatividade em Movimento com o programa Skills4Genius”, com Sara Santos (90 min)
Lar de Infância e Juventude “Casa da Criança” | Rua de José Vasques Osório, Peso da Régua

14h30 | “InvestigaCão”, com Isabel Pires e Justina Oliveira (60-90 min)
Lar-Escola Florinhas da Neve | Rua D. António Valente da Fonseca, nº17, Vila Real

17h | “A química que mora em nossas casas”, com Daniela Pinheiro e Mariana Fernandes (60-90 min)
Associação de Apoio Social “O Nosso Pilar” | Rua Padre Fernando Miranda (Junta de Freguesia), nº 23 – Mateus, Vila Real

Cássia Teixeira

Imagens: UTAD